Transmissão de dados pela Internet bate recorde

Sem usar computadores, equipamentos de rede ou conexões especiais, a Sprint e a rede acadêmica sueca SUNET (Swedish National Research and Educational Network) estabeleceram um novo recorde de transferência de grandes volumes de dados de um lado a outro do mundo.

A façanha técnica foi divulgada por um comunicado das duas instituições, nesta sexta-feira, e realizada em redes comerciais e com equipamentos comuns. A equipe Sprint/SUNET enviou, em abril, cerca de 840 gigabytes de dados a partir de um PC em San Jose, na Califórnia, para outro PC na Universidade de Lulea, no norte da Suécia, por praticamente meio caminho ao redor da Terra. A transmissão demorou 27 minutos.

"Isso equivale a enviar 600 filmes inteiros, simultaneamente, para vários cinemas", explica Chase Cotton, diretor de engenharia de sistemas de dados na Sprint. "Provamos que redes públicas cuidadosamente desenhadas podem prestar serviços a usuários muito exigentes, sem a necessidade de uso de redes especiais", diz Cotton. "Apesar da grande distância e da velocidade usada no teste, a integridade dos dados foi mantida. Não perdemos sequer um pacote de informação".

Os dados viajaram cerca de 6,3 mil quilômetros, da Califórnia até perto do Círculo Ártico, por meio do backbone Internet da Sprint e da rede GigaSUNET IP, na velocidade de 4,23 Gigabits por segundo (Gbps).

O resultado é quase três vezes melhor do que o recorde registrado na edição de 2004 do Guinness, o Livro Mundial do Recordes. O feito do time Sprint/SUNET superou em 12 por cento o recorde atual, alcançado por um consórcio técnico que utilizou, em sua experiência, uma rede avançada de pesquisas.

A transmissão foi acompanhada por um comitê de julgamento do consórcio Internet2, de Indianópolis, que patrocina uma competição de transmissão de dados em alta velocidade. Essa é a terceira marca relevante de transmissões em alta velocidade registrada pela Sprint este ano. Detalhes podem ser encontrados aqui.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home