Supostos problemas com CPF são isca para golpe
 


Uma série de mensagens semelhantes sobre supostos problemas com CPFs está sendo usada como isca para golpes online (scam). Os fraudadores tentam convencer o destinatário das mensagens a clicar em um link para regularizar o CPF "cancelado ou pendente" ou cadastrado no Serasa por problemas financeiros. Na verdade, o link leva a programas do tipo cavalo-de-tróia.

Um desses arquivos é identificado pela Trend Micro como TROJ_BANCOS.AF. Segundo a empresa, esse programa espião detecta o acesso aos sites do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco e simula telas de programas legítimos, tentando fazer com que o usuário digite sua senha e outros dados financeiros no programa.

Os dados fornecidos são enviados ao "dono" do programa via e-mail, por um servidor SMTP próprio do cavalo de Tróia. A McAfee acrescenta que uma variação desse programa visa também usuários do HSBC, Banespa e qualquer site com "banco" ou "bank" no título.

A regra em qualquer tipo de e-mail que possa revelar seus dados pessoais ou financeiros, ou que venha de fontes suspeitas, é sempre evitar clicar nos links que constam nas mensagens, que podem ser facilmente manipulados de forma a enganar o destinatário. Bancos e órgãos do governo não costumam enviar mensagens desse tipo.
 InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home