Médicos encontram Sars nas lágrimas 

LONDRES (Reuters) – As lágrimas podem ser mais um meio de transmissão da Sars (a pneumonia asiática), mas amostras recolhidas no canal lacrimal dos pacientes podem também ajudar a detectar a doença com antecedência, disse hoje uma equipe de médicos de Cingapura.

O médico Seng Chee Loon e seus colegas do Hospital Universitário Nacional de Cingapura encontraram o vírus causador da doença em lágrimas coletadas de 36 pacientes suspeitos de estarem com a doença.

A doença, cujo nome corresponde à sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave, infectou mais de 8 mil pessoas em cerca de 30 países e matou cerca de 800, de acordo com números da Organização Mundial de Saúde. A epidemia, que surgiu no sul da China em 2002, foi controlada, mas algumas autoridades sanitárias temem que ela possa ressurgir.

No estudo, três dos oito pacientes que podiam estar com Sars tinham o vírus em suas lágrimas. Todos haviam sido contaminados há pouco tempo. Num dos pacientes, as lágrimas foram a única forma de detectar a doença. "Esta é a primeira série de casos em que o coronavírus responsável pela Sars é detectado nas lágrimas, e isto tem implicações importantes para a prática da oftalmologia e da medicina como um todo", disse Loon no artigo em que descreve a descoberta, publicado no British Journal of Ophtalmology.

A descoberta sugere que o vírus possa ser detectado e isolado nos estágios iniciais da infecção. Analisar lágrimas é um procedimento simples e fácil para os médicos. No entanto, isto também significa que a doença pode se espalhar pelas lágrimas, alem das gotículas produzidas pela tosse ou o espirro. É um risco a mais para os médicos e a população. "A prática oftalmológica talvez precise mudar para incluir barreiras mais resistentes. As medidas apropriadas de quarentena e isolamento são essenciais", acrescentou Loon.

Os cientistas atribuem a Sars a um novo vírus da família coronavírus, também responsável pela gripe e o resfriado comuns, além de uma variedade de doenças encontradas em animais.

Loon não encontrou o vírus nas lágrimas de pacientes em um estágio mais avançado da doença, e por isso o novo método pode ser útil para detectar a doença antes que aconteça. "Nossa hipótese é de que a secreção do vírus pelas lágrimas só aconteça nos estágios iniciais", disse. "O estudo também sugere que a Sars, como outros vírus, pode afetar os olhos".

Outros vírus, como o da Herpes, da hepatite C e B e da doença de Epstein Barr também podem ser encontrados nas lágrimas.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home