Migrantes africanos atracam em praia nudista

Dois mundos entraram em choque quando uma jangada carregando 42 africanos desamparados - reunidos para a fria e tempestuosa travessia do Estreito de Gibraltar - surgiu em uma praia nudista no sul da Espanha, segundo informaram autoridades hoje.

Um canal de televisão espanhol transmitiu filmagens amadoras mostrando banhistas supresos com o atracamento ocorrido no domingo, na ensolarada praia de Canos de Meca, na província de Cadiz.

Entre os migrantes, estavam quatro bebês, inclusive um com apenas onze dias. Um grupo de banhistas reunidos em volta das crianças, gentilmente contando os dedos em uma de suas mãos e chegando ao número de seis.

Os banhistas ajudaram equipes médicas de emergência a carregar alguns dos estrangeiros sem documentos em macas para ambulâncias, para serem tratados por desidratação, hipotermia e desnutrição.

Um africano gritava selvagemente em um telefone celular e andava em círculos enquanto colegas tentavam segurá-lo. Não se soube precisar imediatamente de onde vinham os africanos.

Eventos como esse são comuns na Espanha, especialmente no verão, mas geralmente acontecem sob a proteção da noite, não em uma praia repleta de banhistas em um fim-de-semana.

Todo ano dezenas de milhares de africanos, buscando escapar da pobreza, se metem em viagens traiçoeiras em botes frágeis e superlotados, esperando alcançar solo espanhol ao cruzar o Estreito de Gibraltar a partir do Marrocos, ou indo para Oeste, em direção às Ilhas Canárias. Muitos são pegos e mandados de volta, embora milhares consigam escapar e entrar no país.

Uma associação marroquina de trabalhadores imigrantes conhecida como ATIME diz que cerca de quatro mil migrantes morreram afogados nos últimos cinco anos enquanto tentavam tais viagens.
 AP

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home