Especialistas alertam sobre praga que "se esconde" no micro

da Folha Online

No evento de segurança RSA conference, realizado em San Francisco (EUA) na semana passada, uma apresentação da Microsoft chamou atenção para uma ameaça que deve tornar-se cada vez mais comum: os rootkits.

Um rootkit é um programa malicioso que monitora remotamente as atividades das vítimas. A principal diferença entre ele e um spyware é que o rootkit não é facilmente identificado, pois ele se "esconde" no micro do usuário.

"Essa é uma ameaça que apresenta um grande desafio, pois é praticamente impossível remover e detectar códigos invisíveis", diz um comunicado da Microsoft.

Esse tipo de software não é novo: ele está presente em sistemas operacionais Windows e Unix há alguns anos. No entanto, eles estão cada vez mais sofisticados, mais comuns, e podem futuramente colaborar com a distribuição em massa de vírus e outras ameaças.

Uma nova ferramenta da Microsoft, diz um artigo do "eWeek", tem como objetivo identificar a praga "invisível". O Strider GhostBuster escaneia uma lista de arquivos possivelmente comprometida e a compara com o levantamento feito em um sistema operacional "limpo".

Esse confronto mostra que os arquivos que não aparecem no programa possivelmente infectado têm rootkits --eles provavelmente "apagam" os códigos na hora da identificação para tentar se esconder neles.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home