Sober.K torna-se a terceira pior praga virtual em 24 horas

da Folha Online

O vírus Sober.K tornou-se, em 24 horas, a terceira pior praga do ranking da empresa britânica de segurança Sophos. Ele é responsável por 10,2% de todos os ataques identificados pela companhia, ficando atrás apenas do Zafi.D (27,6%) e Netsky.P (22,4%).

O Sober.K O se auto-envia para endereços arquivados no micro. Além disso, instala no computador da vítima diversos arquivos executáveis e altera a chave de registro, para ativar o código malicioso sempre que o computador for ligado.

Ele chega em mensagens que prometem fotos "adultas" da socialite Paris Hilton. No título do e-mail, há frases em alemão ou inglês que dizem "Paris Hilton pura!" e "Vídeos de sexo de Paris Hilton", entre outras.

"Esta mais recente variante do vírus Sober pode atacar usuários desavisados quando eles abrem suas caixas de email," afirmou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos.

"A Paris Hilton é, de acordo com alguns programas de busca, a celebridade feminina mais procurada na internet. Por isso, não surpreende o fato de esses criadores de vírus usarem a loira como armadilha", continua o especialista.

Outro e-mail, este com o código malicioso Ahker.C, usa também a tática "Paris Hilton" para se espalhar. A praga que chega com o título "Paris Hilton... faça o download" tenta desabilitar os programas antivírus e firewalls instalados no PC. Com isso, abriria brechas para futuros ataques de piratas.

De acordo com a empresa de segurança MessageLabs, o Sober.K também pode ter títulos como "Alert! New Sober worm", "You visit illegal websites" e "Your new Password". No assunto da mensagem, em vez de Paris Hilton, algumas versões oferecem antivírus. Quando o usuário clica no anexo para se proteger, seu PC é infectado.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home