Compramos 4 milhões de PCs em 2004, diz IDC

SÃO PAULO - Depois de dois anos estagnado, o mercado brasileiro de PCs voltou a tomar fôlego em 2004. Compramos quatro milhões de desktops e notebooks, um crescimento de 32% com relação ao ano anterior - o melhor resultado desde 2000, segundo o IDC.

Para o analista Denis Gaia, os bons resultados foram movidos pela necessidade dos usuários de trocarem seus PCs antigos por modelos de melhor performance. "Muitas empresas renovaram seus parques de PCs antes do Bug do Milênio, (passagem de 1999 para 2000), e esses micros acabaram ficando obsoletos. Além disso, houve uma retomada na economia, de forma generalizada, o que gerou novos empregos e, conseqüentemente, a necessidade de adquirir novos computadores", acredita.

E o mercado brasileiro de PCs domésticos, que não crescia desde 2001, também deu sinais de recuperação. Em 2004, as pessoas físicas compraram 31% a mais em relação ao ano anterior. Metade das vendas foram feitas para pessoas que já tinham um PC. "Este público ficou mais criterioso, exigindo computadores com mais benefícios e funcionalidades, como monitor de tela maior, CD-RW, boa velocidade de processamento, grande capacidade de armazenamento para gravar e manipular filmes, fotos e música", comenta Gaia.

Já para o consumidor corporativo a grande mudança em 2004 foi a inclusão de monitores LCD na compra dos equipamentos. A venda de LCD subiu 161% no ano passado e deve crescer 100% em 2005, prevê o IDC.

Mas o instituto aponta também um drástico aumento dos desktops montados com algum tipo de peça contrabandeada. "Apesar do governo ampliar o número de apreensões, o aumento da PIS/Cofins promovida no início de 2004 alargou a distância de preço de forma expressiva entre os fabricantes e os pequenos montadores. No quarto trimestre de 2004, o mercado de clones encerrou o ano com participação de 74% das vendas de desktops", conta Gaia.

Para 2005, as perspectivas continuam positivas. Um dos motivos é que não foram todas as empresas que já trocaram o parque adquirido para o Bug do Milênio por máquinas mais recentes.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home