Spammers aumentam ataques via comunicador instantâneo

da Folha Online

Cerca de 17 milhões de norte-americanos que usam os comunicadores instantâneos --programas como MSN Messenger e ICQ-- já receberam pelo menos uma mensagem não-solicitada que chegou via esse serviço.

O número --que só considera maiores de 18 anos-- representa um terço dos 52 milhões de usuários adultos dessa ferramenta nos EUA.

"Há uma nova lei no capitalismo moderno. De acordo com ela, onde há um grupo de pessoas, haverá mensagens comerciais chegando", afirma Lee Rainie, diretor do Pew Internet & American Life Project, grupo que divulgou a pesquisa.

A quantidade de spims --spams enviados via comunicador instantâneo-- foi de 0 em 2003 para 5% do total de mensagens instantânes enviadas em 2004. Até o final de 2005, afirma a desenvolvedora de programas IMLogic, esse valor deve ficar entre 8% e 10% do total.

A companhia estima que 400 milhões de pessoas usem algum tipo de comunicador instantâneo hoje, enviando entre 5 bilhões e 6 bilhões de mensagens a cada dia.

"O crescimento não é linear, ele é exponencial", afirmou ao "The Washington Post" Francis deSouza, diretor executivo da IMLogic. Ele compara o momento dos spims hoje com o dos spams há cinco anos.

Segundo o jornal, 1% de 1,5 bilhão de mensagens enviadas pelo comunicador da AOL são spims. O MSN Messenger, com cerca de 2,5 milhões de mensagens enviadas diariamente, não especifica a porcentagem de spims que chega aos seus usuários.

Um dos motivos para os spammers "expandirem" suas atividades é o fato de os comunicadores terem sido adotados como ferramenta de trabalho em muitas empresas. Poucas delas --cerca de 15%-- desenvolvem soluções próprias para comunicação interna, geralmente optando por serviços populares, como o MSN Messenger e ICQ.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home