Iniciativa na Austrália deve identificar golpistas virtuais

da Folha Online

Uma organização australiana de proteção aos consumidores iniciou hoje um ato de dois dias para coibir fraudes virtuais realizadas via spam. A medida consiste em uma "varredura", realizada em parceria com 76 instituições de 25 países, para descobrir os responsáveis por esses golpes on-line.

"Scammers [os fraudistas virtuais] evoluíram, junto com a tecnologia, e agora apresentam-se como pessoas em busca de ajuda ou organizações sérias", disse Louise Sylvan, responsável pelo ACCC (conselho australiano da concorrência e consumidores, na sigla em inglês), segundo a agência AFP.

De acordo com Sylvan, as informações coletadas em 48 horas serão analisadas e passadas para os órgãos da Justiça, que devem tomar as medidas cabíveis para esses casos.

A especialista alerta os usuários para que nunca forneçam informações pessoais na internet, seguindo instruções de e-mails não solicitados. Além disso, o usuário nunca deve clicar em links contidos nos spams, pois eles podem conter vírus que roubam as informações digitadas no micro.

No ano passado, a Austrália colocou em vigor uma lei para punir spammers. Essas organizações --ou pessoas físicas-- podem ter de pagar até US$ 1,1 milhão por cada dia de atividade, até que elas se encerrem.

Com France Presse

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home