Computador combina imagens para criar cenário do filme "Rei Artur"

da BBC

Quem ficar fascinado com as paisagens de "Rei Artur", que estréia hoje nos cinemas brasileiros, e desejar conhecer as locações vai ficar desapontado --elas só existem no disco rígido de uma empresa instalada no centro de Londres.

Com o aumento da capacidade dos computadores, vistas da Irlanda, onde várias cenas foram filmadas, foram modificadas e combinadas com paisagens de outros lugares para criar um efeito mais dramático.

No filme "Eu, Robô", previsto para estrear no Brasil no próximo dia 6, os efeitos visuais criam não apenas criaturas reluzentes, mas também uma idéia do que será Chicago em 2035. Seres inteiros são gerados para o filme em um cenário futurista, o que exige ajuda da tecnologia.

Complexo

Cada vez mais efeitos visuais estão sendo usados para criar imagens mais comuns como litorais, montanhas, rios, pessoas, condições meteorológicas, de onde "se apagam" detalhes indesejáveis como carros estacionados.

O que está fazendo esta tecnologia avançar é a enorme capacidade de armazenamento de informações digitalizadas, placas de vídeo melhores e mais poder de processamento.

Isso torna o trabalho mais rápido e os efeitos visuais apenas mais uma ferramenta à disposição dos cineastas.

Artistas

Os efeitos visuais de "Rei Artur" foram feitos pela Cinesite, em Londres, e os de "Eu, Robô", encomendados a várias produtoras especializadas em efeitos digitais nos Estados Unidos, contando com uma equipe milhares de pessoas.

Os artistas da Cinesite criaram 500 quadros para recriar as batalhas sangrentas da época de Artur, usando uma combinação de 2D e 3D.

Em uma seqüência, há uma bonita baía onde podem ser vistos centenas de barcos dos saxões, que enchem os olhos dos espectadores.

Mas se alguém decidir procurar o local para um piquenique romântico olhando a baía, não vai ver mar, mas um vale montanhoso.

"A água da baía é da costa sul da Inglaterra e as encostas de Devon e da Irlanda do Norte", disse Matt Johnson, supervisor de efeitos visuais do filme.

As montanhas em volta de um grande lago congelado em uma cena de batalha foram filmadas, na verdade, em um descampado na Irlanda e criadas a partir dos planaltos escoceses e alpes franceses.


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home