Governo do Paraná põe arquivo com vírus na Web

Giordani Rodrigues

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) cometeu duas gafes essa semana ao anunciar a nova lei do software livre no Estado, sancionada pelo governador Roberto Requião no dia 17. Primeiro, forneceu a informação sobre a lei em um documento com formato .doc, isto é, criado pelo software proprietário Microsoft Word. Segundo, o arquivo estava infectado por um vírus de macro.

A nova lei estadual sobre o uso do software livre no Paraná, de autoria do deputado Edson Praczyk, prevê que órgãos do governo e empresas estatais devem, a partir de agora, "utilizar preferencialmente softwares livres ― sistemas operacionais ou programas com código-fonte aberto ―, que reduzem os custos com licenciamentos, obrigatórios nos software proprietários".

Marcos Mazoni, diretor presidente da Celepar, tentou se livrar da situação constrangedora com bom humor, dizendo que o episódio provava o quanto os produtos da Microsoft são inseguros e devem ser evitados. Mas acabou reconhecendo que "foi um erro" disponibilizar o arquivo naquele formato e que a forma de entrada do vírus em uma das máquinas da companhia seria verificada.

Pelo menos três pessoas e a redação InfoGuerra constataram que o arquivo 1411lei.doc, que até ontem de manhã estava "linkado" nesta página, continha o W97/Juntin, um vírus de macro antigo, descoberto em 2001 e detectado por qualquer bom antivírus atualizado. Segundo a Trend Micro, ao infectar uma máquina, o Juntin desabilita a proteção antivírus do Word e infecta o modelo global de documentos do programa.

Não é a primeira vez que a Celepar tem problemas com vírus. Em agosto deste ano, a rede da companhia foi infectada pelo worm Blaster. Na ocasião, a culpa para o incidente também foi atribuída à insegurança dos produtos Windows, mas o certo é que o Blaster só atacou máquinas que não haviam aplicado a correção de segurança disponibilizada cerca de um mês antes do surgimento do worm.

O documento infectado com o vírus W97/Juntin já foi substituído por outro. Mazoni tinha aventado a possibilidade de que o documento fosse substituído por um arquivo HTML, que pode ser aberto por qualquer navegador, seja de software livre ou proprietário, mas a Celepar acabou colocando um arquivo com extensão .swx no lugar do anterior. Este é o formato padrão de documentos criados com o Write, editor de textos da suíte para escritório em código aberto OpenOffice. Quem usa OpenOffice consegue abrir arquivos .doc, mas quem usa Word não consegue abrir arquivos .swx.

 
InfoGuerra
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home