Yamaha desenvolve cantores virtuais

Rafael Rigues

A Yamaha está apresentando a Vocaloid, tecnologia que cria uma "fonte vocal" capaz de dar vida a qualquer música em inglês sem a necessidade de um cantor real. A tecnologia de síntese de voz pode ser utilizada como "backing vocal" em suas músicas ou até mesmo como voz principal.

A empresa não pretende vender o Vocaloid ao consumidor final, mas licenciar a tecnologia como uma biblioteca, para que outras empresas possam desenvolver seus próprios produtos. Os primeiro produtos a chegar ao mercado são os "cantores" Lola, Leon e Miriam, desenvolvidos pela Zero-G. Lola e Leon são adequados a "Soul Music", enquanto Miriam foi baseada na cantora inglesa Miriam Stockley, que já trabalhou com personalidades como Elton John, George Michal, Freddie Mercury e David Bowie, e é mais adequada aos estilos pop, dance e new age.

O produto da Zero-G inclui o editor Vocaloid, para criação de partituras e letras, um instrumento VST e a "fonte vocal" com a voz escolhida. A melodia pode ser lida de um arquivo MIDI ou criada diretamente no editor de partituras do programa. Os produtos da Zero-G custam US$ 399.95, e os requisitos mínimos de sistema são sistema operacional Windows 2000 ou XP, um Pentium III de 1 GHZ ou superior, 512 MB de RAM e cerca de 500 MB de espaço em disco. Segundo a Zero-G, um Pentium 4 de 2 GHZ leva menos de um terço do tempo real para processar uma música. Ou seja, é possível criar uma música de 1 minuto de duração em menos de 20 segundos.

Músicas de demonstração interpretadas pelo cantores virtuais estão disponíveis no Zero-G.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home