Intel prepara memória de 65 nanômetros

SÃO PAULO - A Intel já tem protótipos de chips de memória com tecnologia de 65 nanômetros. Devem entrar em produção regular em 2005.

Os protótipos fabricados pela Intel são chips de memória estática, do tipo SRAM. Comparados com os componentes atuais, de 90 nanômetros, representam o próximo passo na miniaturização dos semicondutores.

Os novos chips usam nanodispositivos com tamanho médio de 65 nanômetros, mas seus transistores têm comportas de apenas 35 nanômetros. Quando estiverem em produção regular, esses deverão ser os menores transistores CMOS disponíveis em grandes volumes.

Hoje, os modelos mais avançados do processador Pentium 4 possuem transistores com comporta de 50 nanômetros, o mesmo tamanho encontrado nos chips de memória.

A miniaturização permitirá que a próxima geração de chips de memória tenha 10 milhões de transistores por milímetro quadrado. Também trará um aumento na velocidade, além de reduzir o consumo de energia e o custo por megabyte. É a lei de Moore seguindo seu caminho mais uma vez.

Maurício Grego, da INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home