Chip-cachorro pode revolucionar busca por drogas

Um novo aparelho chamado de "chip-cachorro" pode combinar as vantagens da tecnologia e da natureza não apenas para detectar substâncias ilícitas e perigosas, mas também para prover o equivalente ao latido de um cão, disseram pesquisadores na sexta-feira.

O aparelho é mais preciso e mais rápido que outros sensores eletrônicos e que os cães farejadores, disse uma equipe do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA). "Pegamos a estrada menos usual e caminhamos no sentido de unir a biotecnologia e a microeletrônica", afirmou William Hunt, professor de engenharia elétrica e computacional, que chefiou o estudo.

O "chip-cachorro" trabalha com anticorpos analisando sua estrutura molecular, afirmou Hunt. Nesse caso, os pesquisadores testaram anticorpos para a cocaína, que mudam de estrutura e de massa quando em contato com moléculas de cocaína.

Essas alterações detonam um alerta eletrônico em um laptop, disse o pesquisador. Agora os cientistas esperam colocar todos os dispositivos em um único aparelho portátil.

Segundo Hunt, ao contrário desse novo sistema, os narizes eletrônicos geralmente precisam de uma amostra de ar que é transformada em um líquido antes de ser analisada.

Uma das grandes vantagens do novo nariz eletrônico, do tamanho de uma moeda de um centavo, é que ele estará sempre alerta, afirmou John Cairney, do Instituto de Ciência e Tecnologia sobre Papel, de Atlanta (EUA).

Cairney afirmou que não se pode, por exemplo, colocar um cão de vigília em um depósito 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas o uso dos cães ainda conta com seus defensores.

O programa com animais é vantajoso se levada em conta a relação custo benefício, disse Lee Titus, diretor de um programa de treinamento da Virgínia (EUA). Em 2002, as equipes de cães e seus tratadores custaram cerca de US$ 60 mil e encontraram US$ 600 mil em drogas.
 Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home