Alma

Os antigos filósofos acreditavam que a alma estava espalhada pelo corpo, sendo responsável pela consciência e vitalidade do mesmo. Descartes dizia que o ponto de encontro entre a alma e o corpo era a glândula pineal - ou a terceira visão - localizada no centro do cérebro. A alma significa um poder invisível, como um ser distinto, parte de nosso ser vivente, manifestando-se através dos atos, pensamentos e idéias.

Na opinião da ciência, a existência da alma é rejeitada, mas admitida por alguns filósofos. A principal designação da alma, quando indagada é "um sopro". Curioso que a etimologia da palavra relaciona-se ao sopro e ao ar. A alma é também representada como uma substância luminosa, sob a forma de uma chama ou de um pássaro. Muitos gregos acreditavam que o coração fosse o zelador da alma representada como psyché, ou anima em latim. Na literatura teológica, encontramos a palavra pneuma; o sopro puramente espiritual que se dirige para as regiões celestes. A noção de pneuma, ou seja, mescla de ar e de calor vital, é muitas vezes identificada como o fogo puro do éter, ou a alma do mundo.

A mente é a energia da alma, localizada dentro das limitações do cérebro físico. Claro que não pode ser explicada de forma tão sucinta ou descrevê-la simplesmente como uma "união entre a porção da matéria com o sopro divino". Helena Blavatsky, no Glossário Teosófico, diz: "a alma é designada como psyché ou nephesh na Bíblia. O princípio vital ou sopro de vida que todo o animal, desde o infusório, compartilha com o homem.

Na Bíblia traduzida, significa indistintamente vida, sangue e alma. "Não matemos seu nephesh" diz o texto original; não o matemos, traduzem os cristãos. A explicação para isto é de que a alma, propriamente dita, é o intelectual humano, o elo entre o Espírito Divino do homem e sua personalidade inferior. É o Ego, o indivíduo, o Eu, que se desenvolve através da evolução. Na linguagem teosófica, é o manas, o Pensador". Na verdade, é a representação máxima da nossa parcela divina e cabe a cada um de nós fazer com que seja o veículo inteligente para que atuemos da mesma maneira na vida terrena e em vidas posteriores.

Monica Buonfiglio

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home