As vozes que não ouvimos

Alessandro Barbosa Lima*

Ouço vozes. Não, não ingeri nenhuma substância alucinógena. Estas vozes vêm da Internet. E me falam de experiências, vivências. Estas vozes se espalham por e-mail, em fóruns online e agora mais do que nunca em pequenos sites pessoais, facilmente atualizáveis, chamados de blogs.

Estas vozes não estão isoladas. Elas se comunicam entre sim, trocam experiências e mantém laços estreitos. Por trás das vozes estão pessoas, mas também consumidores de produtos e serviços.

A publicidade vende "experiências" e estas pessoas relatam suas experiências com celulares, bares, restaurantes, tênis novo, carro novo, impressoras, palms, comidas enlatadas, ou seja, tudo o que faz parte de suas vidas.

E estas vozes estão aqui na Internet, bem perto dos nossos olhos.

A Publicidade vive uma das suas maiores crises no mundo todo. Crise de clientes; cai o investimento em campanhas e ações massivas nos meios de Comunicação, e Crise de Credibilidade; cada vez se investe mais para se ter cada vez menos retorno.

Publicitários e Comunicadores (eu me incluo) não freqüentam o ponto de venda. Lá, nas lojas, na vida real, estão as pessoas por trás das vozes que circulam pela Internet. Nós que odiamos o ponto de venda, mas queremos vender para as pessoas que estão lá, podemos prestar um pouco mais de atenção às vozes da Internet, aos comentários de blogs, que ao contrário do que erroneamente é divulgado pela Imprensa, não são diários online. Blogs são sites pessoais, individuais ou coletivos, e cuja revolução está não em ser um site pessoal (isso já existia em 1995), mas em ser um site pessoal para quem não entende nem quer entender nada de "tecnologia Web para atualização de sites pessoais".

As vozes dos internautas podem nos mostrar coisas como:

1. O que os usuários estão comprando e que características de produtos e serviços eles mais valorizam;

2. A experiência de uso do consumidor com o produto ou serviços, no pós-compra;

3. O potencial influenciador do consumidor que comenta sobre um produto ou serviço. Ao medir o número de links para o site deste consumidor, é possível saber a quantos outros consumidores ele tem capacidade de influenciar.

4. Que outros produtos ou serviços o consumidor daquele item específico tem interesse;

5. E claro, o perfil sócio-psicológico daquele consumidor. É natural que os internautas exponham aspectos de suas vidas pessoais em blogs e sites pessoais.

Ouvir vozes na Internet sobre a experiência com produtos e serviços não requer muito, apenas tecnologia trivial e um pouco de vontade. A Amazon investiu em um chat.

Não, a Amazon não quer criar um bate-papo online para mostrar banners de produtos e serviços. A Amazon descobriu o óbvio: no ponto de venda, ouvimos vozes e damos vozes às nossas experiências com produtos e serviços. As vozes no chat da Amazon podem ajudar a empresa a identificar que questões influenciam a decisão de compra do internauta.

Se você ouve vozes como eu, mande-me um e-mail ou veja o que falo sobre o assunto blogs no meu livro.

Pessoal, precisamos começar a preparar alguma festa de despedida para o pop-up. Realmente ele está em seus derradeiros dias. Primeiro a Barra de Ferramentas do Google que colocava a disposição um bloqueador destas janelinhas. E agora a Microsoft anuncia que o próximo Internet Explorer poderá bloquear pop-ups também. Outros browsers já ofereciam o mimo, como Netscape, Opera e Mozilla. Mas nenhum destes tem o alcance do Internet Explorer. Será o fim das queridas (ou irritantes) janelinhas? Só o tempo dirá. Pelo sim, pelo não, empresas antenadas já aboliram o pop-up dos seus sites. É o caso da Construtora Tecnisa, que eliminou os pop-ups do seu site. Se alguém resolver promover um Flash Mob para dar adeus ao pop-up, não esqueça de me convidar.

* Alessandro Barbosa Lima é especialista em webmarketing, autor do livro Idéias Vencedoras para Marketing e Promoção na Web e também escreve no seu blog.
 
Redação Terra


 

 

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