Alta venda de câmeras causa falta de memória flash

A forte demanda por câmeras digitais e uma alta inesperada nas vendas de novos dispositivos de armazenagem para computadores pessoais causaram escassez de chips de memória flash, disseram analistas esta semana.

Os consumidores não precisam se preparar para aumentos de preços, mas a falta do produto pode impedir cortes de preços ou o lançamento de chips com mais recursos pelos fabricantes.

"Quando os preços estão parados, os fabricantes tendem a não repassar aumentos de custos aos consumidores, optando por compensá-los em outras áreas, a fim de contrabalançar os preços mais altos que estão pagando pela memória flash", disse Jim Handy, analista da Semico Research.

A Samsung e a Toshiba, principal fornecedora de chips NAND, a memória flash usada nos dispositivos portáteis de armazenagem, vêm enfrentando uma alta de demanda, disseram Handy e outros.

Os chips NAND são usados em cartões que armazenam, por exemplo, fotos em câmeras digitais, e podem ser removidos desses aparelhos e inseridos em um computador pessoal para transferência das imagens. Os processadores também são usados em dispositivos de memória do tamanho de um chaveiro, os chamados memory keys.

Os fabricantes de celulares também começam a acrescentar dispositivos removíveis com memória flash aos aparelhos vendidos no Japão e Coréia do Sul, acrescentou ele.

A notícia é boa para a SanDisk, maior fabricante mundial de cartões de memória flash. A SanDisk registrou vendas recordes no terceiro trimestre, resultado do que classifica como "uma escassez de memória flash NAND que atingiu todo o setor". O preço das ações da empresa triplicou, do começo do ano para cá.

A falta dos chips no mercado deve durar até a metade ou mesmo até o final de 2004, quando a STMicroelectronics e a Hynix Semiconductor colocarão seus primeiros chips flash no mercado, disse Betsy Van Hees, analista da iSupply, uma empresa de pesquisa de mercado.

 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home