Homem tem braço artificial movido pelo pensamento

Médicos americanos implantaram um braço artificial em um homem que o movimenta com o pensamento, em um procedimento que foi chamado pelos cientistas de uma intervenção cirúrgica "normal", com tecnologia biomecânica do século XXI. Jesse Sullivan, de 56 anos, perdeu ambos os braços até o ombro há dois anos quando encostou em um fio de alta tensão. Os médicos do Instituto de Reabilitação de Chicago implantaram uma prótese normal em um braço, mas no outro aplicaram um dos últimos avanços da tecnologia biomecânica.

Para isso, Sullivan foi submetido a um enxerto de nervos terminais do ombro em seus músculos peitorais, em cujos terminais foram instalados eletrodos. Segundo uma entrevista do médico Todd Kuiken à rede de televisão CNN, esses eletrodos podem captar os impulsos nervosos gerados pelo pensamento e transmiti-los ao sistema que controla os movimentos da prótese. "O que é realmente novo não é a técnica cirúrgica, mas a razão para aplicá-la e utilizá-la no controle de extremidades artificiais, além do funcionamento em si", acrescentou.

Os métodos testados até agora tinham se limitado ao uso de eletrodos no cérebro, no crânio ou fora do corpo, a fim de criar uma comunicação entre o paciente e a prótese. Segundo o médico Brian Schmit, professor auxiliar de engenharia biomédica da Universidade Marquette, em Wisconsin, a tecnologia poderia mudar drasticamente a vida das pessoas que perderam suas extremidades ou estão paralisadas. "O cérebro pode se adaptar às novas circunstâncias e o corpo tem uma capacidade incrível de aprender e se adaptar", afirmou.

Por enquanto, o procedimento está limitado aos braços, mas os médicos pretendem aplicá-lo algum dia às pernas. "Se beneficiar outra pessoa vale a pena. Serviu para mim e estou muito satisfeito", disse Sullivan.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home