BMW cria rede de comunicação entre carros

Um sistema de comunicação por uma rede de informática sem fio (WirlessLAN) entre automóveis concebido pela marca alemã BMW permitirá reduzir os engarrafamentos mediante a troca de informações sobre o tráfico.

Conforme o fabricante, o conceito chamado ConnectedDrive já funciona hoje em nível experimental e permite que vários carros possam se comunicar diretamente e com rapidez graças à esta rede, que ganha cada vez mais adeptos entre os usuários de computadores portáteis.

As informações sobre o trânsito serão complementadas no futuro com outros serviços telemáticos que serão transmitidos de um automóvel a todos os que se encontrarem no rádio de cobertura da rede WirelessLAN.

Cada veículo faz as vezes de transmissor, receptor e mediador da notícia sobre um engarrafamento, por exemplo, para divulgá-la a seu entorno, sem que se necessite de uma infra-estrutura de telecomunicações, disse Burkhard Goeschel, chefe de desenvolvimento de BMW no primeiro fórum de telemática realizado em Berlim.

A marca alemã apostou neste sistema com a perspectiva de que outros fabricantes o adotem como padrão único de comunicação, que também abarcará serviços online, de telemática e de situação sobre o trânsito.

Além disso, dados técnicos do veículo, como o acionamento das luzes de freios, o funcionamento do sistema de freios ABS e o uso do limpador de pára-brisas podem dar uma pista sobre o estado da estrada, especialmente em caso de neve ou gelo, que outros motoristas irão registrar em seus computadores de bordo mediante sinais ópticos e acústicos.
 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home