Menopausa não causa perda de memória e percepção

A menopausa não está vinculada à perda da memória nem à diminuição da capacidade de percepção, segundo um estudo que será publicado no próximo número da revista "Neurology". Na pesquisa realizada por especialistas do Departamento de Medicina Preventiva do Centro Médico Rush-Presbyerian-Saint Luke, de Chicago (Illinois), foram analisadas 803 mulheres afro-americanas e brancas com idades entre 42 e 52 anos.

Este é o primeiro estudo destinado a verificar as mudanças cognitivas durante a menopausa e foi iniciado em 1996. A conduta das participantes foi comparada a cada ano entre grupos divididos em pré-menopausa, durante a menopausa e a pós-menopausa.

Os investigadores disseram que não constataram perda da memória e que as mínimas deficiências de percepção encontradas não pareciam associadas à menopausa. "Esse estudo é importante porque mostra pouco ou nenhum risco de perda da memória durante a perimenopausa", explicou o médico Sam Gandy, vice-presidente do conselho sobre a doença de Alzheimer da Associação Médica e Científica e diretor do Instituto Farber de Neurociência da Universidade Thomas Jefferson.

Os autores da pesquisa concluíram que são necessárias mais análises de outras medidas sobre os efeitos da menopausa na memória. Nesse sentido, disseram que o "Estudo sobre a Saúde das Mulheres nos Estados Unidos" (SWAN) poderia oferecer dados adicionais acerca dos fatores vinculados às mudanças cognitivas durante a menopausa.

Segundo os cientistas, alguns médicos especialistas descobriram que as deficiências da função cognitiva estão mais relacionadas com as situações psicológicas, como depressão, stress, casamento, trabalho, níveis da atividade diária, fumo e obesidade, do que com a menopausa. O SWAN é um estudo relativo à história natural da transição à menopausa entre cerca de 3,3 mil mulheres de cinco grupos étnicos avaliadas anualmente.
 
EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home