Planta jurássica será vendida comercialmente

Os pinheiros de Wollemi, uma planta do período jurássico que sobreviveu em um único bosque na Austrália, estão preparados para um retorno impressionante. Cientistas acreditavam que a planta estava extinta, mas em 2005 pequenas plantas cultivadas a partir do pinheiro começarão a ser vendidas.

Em 1994, a descoberta dos pinheiros provocou entusiasmo entre os cientistas, que conseguiram que o governo da Austrália passasse a proteger o local. Anos de investigação sobre como melhor preservar as plantas deram frutos agora, permitindo o comércio delas.

Segredo guardado
Os pinheiros de Wollemi foram descobertos em uma região remota das Montanhas Azuis, a oeste de Sydney, por um funcionário do parque. Os especialistas acreditavam que a planta estava extinta há pelo menos dois milhões de anos. Os únicos fósseis conhecidos da planta têm 175 milhões de anos.

Carrick Chambers, diretor do Jardim Botânico de Sydney, disse na época da descoberta que era como ter encontrado "o equivalente a um pequeno dinossauro ainda vivo na Terra".

Hoje, o local das árvores é guardado a sete chaves. Não há estradas para o local e até os cientistas que estudam os pinheiros são levados ao local de helicóptero e com os olhos vendados.

Os pinheiros agora voltarão. A botânica Sally McGeoch afirma que até o fim de 2005 exemplares do pinheiro de Wollemi estarão disponíveis para venda. Os pinheiros poderão sobreviver em climas quentes ou frios e são ideais para ficarem dentro de casa. "Elas crescem devagar, gostam de pouca luz e são perfeitas para um jardim de apartamento", disse McGeoch.

O programa de cultivo começou em 1998 como uma colaboração entre governo e comerciantes. O plano inicial era extrair sementes da ponta dos pinheiros. Isso envolvia um cientista ficar pendurado em um helicóptero, o que não foi bem sucedido.

O trabalho com amostras cortadas do pinheiro provou ser melhor para a produção de uma planta mais robusta, que poderia ser explorada comercialmente. "É um pedaço da história da ciência. Muitos jardineiros de todas as partes do mundo já mostraram interesse no projeto", afirma McGeoch.
 
BBC Brasil

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home