Mosquiteiro com inseticida é usado contra malária

ários organismos especializados das Nações Unidas anunciaram hoje a fabricação na África de um novo mosquiteiro com um inseticida de longa duração que pode ser muito eficaz no combate à malária e salvar milhões de vidas. O mosquiteiro, de tecnologia japonesa e cuja fabricação já começou na Tanzânia, custará aproximadamente US$ 5 e o inseticida durará de quatro a cinco anos, segundo os porta-vozes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esta tecnologia inovadora já está em uso na Ásia Oriental, mas agora foi introduzida no início do mês na África ao ser produzida pela empresa A-Z Textile Mills de Arusha (Tanzânia). "O novo produto, conhecido como mosquiteiro inseticida de longa duração, é uma poderosa arma na luta contra a malária, doença que mata a cada ano mais de um milhão de pessoas, a maioria crianças com menos de cinco anos", diz um comunicado conjunto dos dois organismos especializados da ONU.

A diretora executiva da Unicef, Carol Bellamy, diz na nota: "Se conseguirmos levar este tipo de mosquiteiro para a casa daqueles que mais necessitam, teremos dado um enorme passo para a contenção de uma doença que mata 3 mil crianças por dia".

Diferentemente dos mosquiteiros atuais, que devem passar por um tratamento anual com um inseticida, os novos mosquiteiros estão sendo fabricados com um tipo de fibra capaz de manter o produto químico que repele os mosquitos que transmitem a malária.

O diretor-geral da OMS, Jong Wook Lee, diz que esta nova tecnologia "impede que os insetos portadores da malária piquem as pessoas". Para o responsável pela OMS, uma vez distribuídos e utilizados adequadamente, os mosquiteiros "podem reduzir a morte por malária em pelo menos 50 por cento e as mortes de crianças em 20 por cento".
 
EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home