Rede sem fio liga PC a TV e aparelhos de som
 


As empresas de eletrônica têm um novo conceito para vender: redes domésticas sem fio que distribuem filmes, fotos e arquivos musicais armazenados em computadores em qualquer lugar da casa e os executam no televisor e aparelho de som da sala.

A idéia é usar a tecnologia "WiFi", cada vez mais empregada para conectar computadores à Internet via ondas de rádio, para conectar aparelhos de som, televisores e computadores pessoais em redes domésticas de entretenimento.

"Mais e mais aparelhos serão digitalizados, e assim que isso acontecer, terão de se conectar ao computador", disse Jason Chen, diretor de vendas e marketing da produtora de microprocessadores Intel . "Computador a computador, computador a aparelho digital, tudo pode ser conectado via WiFi."

A tecnologia WiFi existe há anos, mas ganhou uma posição no mercado de massa apenas em março, quando a Intel lançou o chip Centrino, que incorpora a tecnologia, apoiado por sua maior campanha de marketing de todos os tempos.

Computadores que incorporam esse chip assumiram posição central na feira de computação Computex, esta semana em Taiwan, cujas fábricas de computadores respondem por 70% dos laptops produzidos no mundo.

A Intel mesma, porém, deu destaque a um DVD player da fabricante norte-americana de computadores Gateway, que usa chips Intel e serve também como núcleo de rede WiFi.

O Connected DVD Player, à venda nos Estados Unidos por US$ 250, pode transmitir música, vídeo e fotos do computador, no escritório doméstico, para o sistema de entretenimento doméstico na sala.

A Sony está seguindo o mesmo caminho e lançou em junho seu primeiro televisor de tela plana que usa WiFi para transmitir programas recebidos via cabo ou satélite para outros televisores na casa.

"A visão, que ainda demorará algum tempo a se realizar, é a de que no futuro existam essas redes sem fio nas casas, permitindo a interconexão de múltiplos aparelhos", disse Craig Barratt, presidente-executivo da Atheros Communications, cujos processadores WiFi de alta potência são usados no televisor da Sony.

 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home