Crise da internet tira charme de nomes com "www"

da Folha Online

As letras www, abreviatura de World Wide Web, soaram muito promissoras e modernas no passado, mas com a crise na internet, acabaram perdendo a força e o charme que carregavam. E o que é pior: chegaram a prejudicar as empresas cujo nome levava a sigla.

Lawrence York, 52, primeiro empresário a criar um fundo mútuo dedicado a ações de internet, percebeu que atualmente companhias com essas três letras no nome não levam nenhuma vantagem. Ele decidiu mudar o nome de sua empresa de WWW Advisors para IPC Financial Group. porém, o principal fundo do grupo, o WWW Internet Fund, lançado em agosto de 1996, manterá o nome original.

O empreendedor disse que se as letras lhes renderam muitas vantagens nos três primeiros anos de sua empresa, nos últimos três, elas prejudicaram seus negócios.

Embora tenha sido ágil o suficiente para lançar um fundo de investimento na internet ainda em tempo de lucrar com a alta das bolsas --algo que muitos concorrentes não foram ágeis o bastante para fazer--, York viu seus ativos despencaram de um pico de US$ 150 milhões há três anos, para US$ 17 milhões hoje.

A despeito da recuperação nas bolsas de valores este ano, que propiciou um retorno de 66% ao seu fundo até agora em 2003, a companhia de York é apenas uma sombra do que foi no passado.

O fundo de internet se saiu mal diante da concorrência, com perdas médias de 41% ao ano nos últimos três anos, de acordo com a Morningstar.

Estratégia

Reconhecendo que um novo rumo estratégico era necessário, York decidiu adotar uma nova marca como parte de seus esforços para reconquistar a confiança dos investidores em sua empresa --e atrair parcela maior de capital.

Nos últimos meses, York lançou um fundo mútuo que investe em ações e bônus, o fundo Growth Flex, e um fundo cuja carteira foi projetada para prosperar tanto durante as altas quanto durante as baixas do mercado, o Market Opportunities Fund.

Mas a empresa não mudou muito de foco. York enfatizou que ele continua acreditando nas empresas ligadas à internet, como a iVillage e a InterActiveCorp, antiga USA Interactive, entre seus investimentos favoritos. "Não estamos mudando de marca para fugir ou nos esconder de qualquer coisa", garante.

Com Reuters

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home