Primeiro micro: Entenda como funcionam os diversos componentes

Da Redação
Em São Paulo

Veja a seguir para que serve cada componente do computador:

Placa-mãe: essa placa é, junto com o processador e a memória, um dos itens mais importantes de um PC. Todos o outros recursos -como vídeo, som e rede- são conectados primeiro à placa-mãe. Existem dois modelos disponíveis: as placas onboard e as placas offboard. No primeiro caso, itens como som e rede, por exemplo, estão integrados à placa-mãe. Essa característica reduz o preço dos equipamentos, mas compromete o desempenho de alguns componentes, como a placa de vídeo. Nas placas-mãe offboard, ocorre o inverso. O usuário terá que gastar mais e comprar placas extras para obter alguns recursos, como som e vídeo. A performance do micro, entretanto, costuma ser melhor.

Processador: ou chip, é o "cérebro" por traz de todas as funções realizadas no micro. Quanto mais rápido for, melhor o desempenho na hora de executar aplicativos. Processadores velozes são mais apropriados para quem quer jogar; os mais lentos servem para as tarefas mais comuns, como navegar na Internet, escrever textos e produzir planilhas de cálculo.

Memória RAM: quanto mais, melhor. Todos os programas executados pelo processador são carregados na memória. Por isso, ter muita memória permite que várias tarefas sejam executadas ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho. 128 MB de RAM é o mínimo necessário para rodar aplicativos comuns. Pentes com 256 MB e 512 MB são mais aproveitados para editar fotos e jogar.

Placa de vídeo: as placas aceleradoras de vídeo permitem que o computador gere gráficos em três dimensões e trabalhe com imagens mais rapidamente. Esses componentes vêm com um processador dedicado aos gráficos e também tem uma memória que funciona independente da memória principal do micro (a memória RAM). Uma placa de vídeo razoável deve ter pelo menos 64 MB de RAM -mas isso não é garantia que ela vá rodar todos os games, incluindo os jogos de última geração. As placas mais novas contam com processadores gráficos mais rápidos e a memória varia entre 128 MB e 256 MB.

Placa de som: indispensável para quem pretende usar o micro para ouvir música com qualidade. Os modelos mais novos trazem recursos para corrigir ruídos e aceleram a conversão das canções gravadas em CDs para música em formato digital, como o MP3. As placas de som mais sofisticadas oferecem saída para cinco caixas de som e um subwoofer e podem ser usadas para transformar o micro em um home theater.

Monitor: dê preferência aos equipamentos com pelo menos 17 polegadas - a qualidade das imagens é superior à dos modelos de 15 polegadas. Além disso, os monitores maiores estão bem acessíveis -já é possível comprar um modelo de 17 polegadas por cerca de R$ 500. Monitores de tela plana custam um pouco mais e são indicados para quem quer editar fotos digitais no PC ou jogar.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home