Empresa cria bateria de celular que dura 20 dias


A fabricante franco-italiano de chips STMicroelectronics criou uma tecnologia para minúsculas baterias de celulares que só precisam se recarregadas a cada 20 dias. A bateria, de células de combustível, poderá estar disponível em alguns anos, dependendo da demanda dos fabricantes de celulares, informou a empresa.

As células de combustível, que geram energia por meio de reações eletroquímicas entre o hidrogênio e o oxigênio, poderão vir a substituir as atuais baterias, que são mais pesadas e menos eficientes. A ST disse que as novas baterias seriam pequenas como as atuais de celulares, que, por conterem metais tóxicos, também são prejudiciais ao meio-ambiente.

As células de combustível contêm algum tipo de álcool, como o etanol, e não contém substâncias tóxicas nem metais pesados, disse um porta-voz da ST. "É uma tecnologia muito promissora. Uma célula dá a um telefone uma autonomia de 20 dias em standby e não há materiais tóxicos", disse.

A ST fez o anúncio baseada no estudo de seus próprios pesquisadores em colaboração com cientistas da Universidade de Nápoles, do Laboratório da Pirelli e do Instituto CNR. A companhia foi responsável por grandes avanços no setor. Uma década atrás, lançou um chip, fornecido para a Nokia, que permitiu pela primeira vez que celulares funcionassem por vários dias sem troca de bateria.

A companhia preferiu não divulgar estimativas do preço da bateria com célula de combustível, mas disse que usará tecnologia de produção de chips comum, o que deverá manter os preços acessíveis.

 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home