Gerente recebe indenização por ofensa via e-mail

O Tribunal de Alçada de Minas Gerais condenou hoje a empresa Operações Internacionais do Brasil Ltda. a pagar R$ 2 mil, por danos morais, à gerente financeira Nilce de Almeida por tê-la ofendido em mensagem eletrônica. De acordo com a justiça mineira, essa é a primeira indenização por ofensa via e-mail registrada no país. Nilce alegou que foi caluniada após ter recebido uma mensagem da empresa acusando-a de crime de falsificação. A mesma acusação teria sido enviada também a uma terceira pessoa desconhecida por ela.

A empresa Operações Internacionais do Brasil, com sede na capital mineira, contratou a empresa Craft Multimodal Ltda., de São Paulo, da qual Nilce é gerente financeira, para serviços burocráticos aduaneiros e transporte marítimo de mercadorias para entrega à destinatária sediada em Buenos Aires, na Argentina. O embarque marítimo ocorreu em 17 de novembro de 2001, mas a Craft Multimodal não forneceu o comprovante de entrega das mercadorias à empresa Operações Internacionais do Brasil.

Após diversas reclamações, Nilce de Almeida enviou recibo da entrega da mercadoria, por Sedex. Mas, em fevereiro de 2002, funcionário da empresa Operações Internacionais do Brasil enviou à gerente uma mensagem ofensiva, via correio eletrônico. O texto do e-mail dizia: "Estamos cansados de tanta demora bem como seu blá, blá, blá... A sra. simplesmente mandou fazer um carimbo e colocou cópia fiel do original como se tivesse tratando com pessoas leigas...".

O juiz Roberto Borges de Oliveira, relator da apelação afirma que "mesmo na hipótese da apelante não estar satisfeita com a prestação de serviços da empresa, tal fato não lhe confere o direito de ofender a apelada". O juiz diz ainda que "em sua mensagem, a apelante imputou falsamente à apelada a prática de fato definido como crime, ou seja, a falsificação de documento particular, levando, inclusive, o fato a conhecimento de terceiro. Ora, a calúnia é crime que atinge a integridade moral da pessoa", disse o despacho.

 
JB Online

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home