Tremeluzir de imagens reduz ânsia por nicotina, diz estudo

Quer parar de fumar? Que tal olhar imagens tremeluzindo na tela de um computador ou palm top ou imaginar imagens em movimento? Essa tática inusitada pode ajudar a conter o desejo por nicotina em quem tenta largar o cigarro, diz estudo divulgado nesta quinta-feira no Reino Unido.

Pesquisadores da Universidade de Sheffield testaram o truque com um grupo de 40 fumantes. Metade do grupo ficou sem fumar e a outra metade pôde fumar um cigarro antes de iniciar o experimento, que consistia em imaginar sons ou imagens. Durante os testes, os participantes classificaram o nível do desejo pelo cigarro.

Para os abstêmios que visualizaram imagens, as crises foram embora depois de um minuto, e eles terminaram o teste com taxas de desejo tão baixas quanto às daqueles que tinham fumado. A ânsia pelo cigarro foi moderada nos abstêmios que pensaram em um som.

"As crises de desejo começam quando criamos uma pequena imagem do que queremos em nossa mente", disse à revista "New Scientist" o especialista em dependências John May, que liderou o estudo. "As imagens são o que provocam as crises. Você pode ver em sua mente o que quer, mas não pode ter. Nós tentamos interferir nesse processo".

A equipe também descobriu que olhar para um tela com quadros brancos e pretos tremendo funciona tão bem quanto a visualização mental de imagens. Até o momento, os pesquisadores apenas mediram como a abordagem afeta as crises de desejo, mas não se as pessoas realmente reduzem o fumo.

Se após novos testes a redução for comprovada, a equipe planeja desenvolver um sistema portátil -na verdade, um software que mostra um padrõa de flash na telinha de computadores de mão- que possa ajudar quem tenta parar de fumar esteja ela onde estiver.

A equipe também acredita que o truque funcione para qualquer tipo de desejo e pretende testar a técnica com viciados em jogos.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home