27 milhões já tiveram identidade roubada nos EUA

SÃO PAULO - Nos últimos cinco anos, 27,3 milhões de americanos tiveram seus dados pessoais roubados. Só em 2002, foram 9,9 milhões de vítimas, informa a Federal Trade Commission, contra as 1,4 milhão de 1999.

O relatório da FTC mostra que o roubo de identidades custou ao mercado 48 bilhões de dólares no ano passado. Já as vítimas relataram cinco bilhões de dólares em despesas que não foram feitas por elas, e nem sempre esses valores são ressarcidos.

A FTC mantém um programa para a identificação e apoio às vítimas deste tipo de crime desde 1998. Só nos últimos 12 meses, 3,2 milhões de americanos descobriram que novas contas bancárias haviam sido abertas em seus nomes ou que haviam sido vítimas de outros tipos de fraude como imóveis alugados, atendimento médico e até mesmo obtenção de emprego por outras pessoas usando suas identidades. Nestes casos, o prejuízo de instituições financeiras e empresas com cada vítima gira em torno de 10,2 mil dólares, enquanto cada pessoa que teve seus dados roubados chega a perder 1,18 mil dólares.

O uso do cartão de crédito ou do número do cartão por terceiros é a fraude relatada por 6% das vítimas, diz a FTC. Depois aparecem a criação de novas contas e as demais fraudes citadas acima (4,7% dos casos) e o uso de cartões bancários (2%). Na grande maioria dos casos, as informações pessoais acabam sendo utilizadas para a aquisição de bens, mas 15% das vítimas disseram que seus dados foram usados para fins não financeiros, como obtenção de documentos junto ao governo ou para o preenchimento de formulários de impostos e taxas, e também como identificação de criminosos quando estes são parados ou presos pela polícia.

Boa parte dos casos ainda acontece no mundo offline: 2,5 milhões de vítimas do ano passado tiveram seus documentos e cartões roubados ou perdidos; 400 mil tiveram seus dados obtidos com o roubo de correspondência.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home