Chips poderão ajudar a localizar objetos roubados


A tecnologia do Big Brother que permite que as pessoas sejam rastreadas pelos seus telefones celulares poderá em breve ser instalada em objetos domésticos, orientando a polícia na localização de pertences roubados. Chips poderão ser instalados em televisores, aparelhos de DVD e micros, a fim de identificar sua localização e sua proximidade habitual um do outro, automaticamente alertando a polícia "caso mudem de lugar subitamente", disse um cientista ontem.

"Ainda não testamos a tecnologia, mas estamos confiantes de que funcionará", disse o professor Nigel Linge, do Centro de Pesquisa em Redes de Telecomunicação em entrevista à imprensa. Ele disse que o projeto-piloto monitorado pela polícia testando a tecnologia híbrida - com elementos de telefonia celular e telecomunicações sem fio - será adotado dentro de seis meses em Manchester, norte da Inglaterra. A tecnologia poderá localizar uma máquina com o chip com margem de erro de apenas um metro.

Durante a reunião anual da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, Linge disse que as idéias para o uso da tecnologia são muitas, incluindo coisas como controle remoto da velocidade de veículos. "Se você estivesse em uma zona de velocidade máxima de 45 quilômetros por hora, o sistema automaticamente impediria o carro de ultrapassar a velocidade permitida", afirmou.

Linge disse estar consciente do potencial de violação de liberdades civis na nova tecnologia, mas no momento está se concentrando nos aspectos técnicos.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home