Compra do primeiro PC pode ser frustrante; saiba como escolher o equipamento correto

Pedro Marques
Da Redação

Comprar um computador pode ser uma experiência frustrante. O sujeito vai à loja e escolhe um micro acreditando que poderá fazer de tudo com o equipamento, desde rodar os games mais modernos até ouvir música em alta qualidade de som. Mas, quando ele finalmente liga o PC, a única coisa que ele consegue jogar é Paciência, e a música que sai das caixinhas de som é tão boa quanto aquela que sai de um radinho de pilha.

O inverso também ocorre. O usuário precisa de um micro simples para escrever textos, produzir apresentações e surfar na Web. Só que o equipamento escolhido tem potência de sobra para produzir animações em três dimensões.

Essa situação acontece porque nem sempre os vendedores se preocupam em descobrir por que o consumidor está interessado em levar um micro para casa. Além disso, as opções são tantas -e cheias de nomenclaturas incompreensíveis-, que acabam desnorteando o usuário na hora de escolher o PC.

Bom, antes de tirar o dinheiro da carteira, é preciso ter em mente o seguinte: para que exatamente eu preciso do micro? Quem quer um micro para ouvir música, por exemplo, pode economizar com placas de vídeo e monitor. Em compensação, pode ser necessário investir mais em placas de som e em um conjunto de alto-falantes para melhorar a qualidade de áudio do PC. (leia o texto: "Música no PC exige investimento em placa e caixas de som")

O usuário que pretende usar o computador para escrever textos, produzir planilhas e apresentações e navegar na Internet é o que tem menos dificuldade para comprar um micro. Praticamente todas as máquinas à venda no mercado -mesmo as mais simples- podem ser usadas para as atividades comuns. O único item que deve ser observado é a memória. Muitos micros vêm com 128 MB de RAM, mas alguns softwares, principalmente os mais novos, já exigem 256 MB para funcionar.

Se a intenção é comprar um PC para jogar, a escolha fica mais complicada. Nem todos os micros vendidos em lojas vêm com os componentes certos para aproveitar os games mais modernos. (leia texto: "Computador para jogar é potente e caro")

A mesma dúvida pode surgir se o objetivo é gerenciar fotos digitais. Um micro simples até pode ser usado para esse trabalho, mas gastar um pouco mais com memória e um bom monitor vale a pena (leia texto: "PC para fotos precisa de bom monitor e bastante memória).

O Mundo Digital pesquisou algumas configurações básicas para diferentes tipos de uso do PC. Veja abaixo:

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home