Pentágono cria nova Internet para usar em guerras
 

Depois de desenvolver na década de 60 os sistemas que se transformaram hoje na Internet, o Pentágono anunciou que está construindo uma nova Internet para ser usada como arma contra possíveis guerras no futuro. "A meta é dar a todos os comandantes e soldados americanos um quadro em movimento de todos os inimigos estrangeiros e ameaças", afirmou a reportagem publicada na edição de hoje do jornal The New York Times.

A nova invenção está sendo chamada de Global Information Grid (grade global de informação), ou GIG. Criada há seis anos, a tecnologia somente teve suas primeiras conexões feitas seis semanas atrás.

Os defensores afirmam que computadores em rede serão a arma mais poderosa no arsenal americano. "Unindo armas, inteligência secreta e soldados em uma rede global mudará, segundo eles, as forças armadas da mesma forma que a Internet mudou os negócios e a cultura", afirmam. Já os radicionalistas do Pentágono perguntam se a guerra net-cêntrica é apenas um modismo caro. Eles apontam para os combates de rua em Faluja e Bagdá, dizendo que poder de fogo e blindagem ainda são mais importantes que cabos de fibra óptica e conexões sem fio.

Menos otimistas, analistas teriam dito que os custos da nova Internet são chocantes e os obstáculos tecnológicos imensos. "Poderá levar duas décadas e centenas de bilhões de dólares para construir a nova rede de guerra e seus componentes. Nos próximos cinco anos serão investidos US$ 24 bilhões para construir novas conexões da rede de guerra" afirma o periódico.

Em entrevista ao jornal, o subsecretário da Força Aérea, ao Congresso, Peter Teets, chamou a tecnologia de a "Internet no céu", permitindo a "marines em um jipe Humvee, em uma terra distante, no meio de uma tempestade, abrirem seus laptops, requisitarem imagens" de um satélite espião e "obter seu download em segundos". Otimista, o secretário de Defesa, Donald H. Rumsfeld, teria afirmado que a nova Internet seria o elemento mais transformador entre as forças norte-americanas, "não será um sistema de armas, mas um conjunto de interconexões", afirmou.
 Terra


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home