Games que dominam as lojas no final do ano

MARCELO BARBÃO
Especial para a Folha de S.Paulo

Tire as crianças das ruas, tranque as portas e janelas, proteja seu carro. O asfalto das cidades tem novos donos: são os carros de corrida. O final do ano traz uma onda de jogos de automobilismo que prometem elevar a adrenalina a níveis perigosos.

São sete games que saem antes do Natal, incluindo o retorno de séries consagradas como Gran Turismo e Need for Speed Underground, além do novo Midnight Club, que chega no comecinho de 2005. Esses três jogos são os principais responsáveis pelas mudanças que os videogames de corrida sofreram nos últimos anos.

Os três superlançamentos serão acompanhados pelo já idoso Test Drive (a série está completando 17 anos), pelos novatos Juiced e Street Racing Syndicate, pelo desafiador Enthusia e por Burnout, que chega à terceira versão.

Das pistas para as ruas

Os jogos de corrida são um filão importante desde os anos 80. Mas os velhos Nascar e Formula One ganharam a concorrência feroz dos videogames ambientados no meio de um trânsito infernal, com pedestres desavisados sendo lançados pelo ar.

Mais do que o desafio de dirigir carros de passeio em alta velocidade pelas freeways de Los Angeles ou pelos becos de Nova York, a grande atração desses jogos parece ser o "tuning" (personalização dos carros), mania de parte dos jogadores brasileiros. A maioria dos novos videogames permite escolher carros, trocar peças e cores e mudar o motor.

Esses videogames de corrida nas ruas não são simuladores --ou seja, não é necessário conhecer perfeitamente toda a complexidade da física e da mecânica de um carro ou a dinâmica de uma corrida, suas pistas etc.

A maioria deles aposta mais na jogabilidade inovadora do que no realismo. Isso porque tentam conquistar novo público, e jogos de corrida com simulação real podem ser bem complicados para jogadores inexperientes.

Destruição

Os acidentes, porém, são caprichados e tornam as corridas mais emocionantes: além de ver seu carro voar pela pista em vários ângulos, em câmera lenta, você pode jogar aquela carcaça destruída em cima ou na frente dos adversários, piorando um acidente já feio.

No Burnout, como em outros jogos, a direção perigosa também é premiada. Cada fina tirada de outro carro e cada contramão que você pega, por exemplo, aumentam a potência de seu carro. O mesmo acontece com o Test Drive: Eve of Destruction, cujo objetivo, como diz o nome, é destruir o carro de seus adversários.

Outra inovação nos games de corrida está nos cenários. O detalhamento das cidades é obsessivo e, no caso do Need for Speed Underground 2, a área total jogável chega a quase 200 quilômetros. A experiência torna-se ainda mais emocionante no modo on-line, quando se joga contra adversários de carne e osso via internet.

Em geral, esses jogos buscam conquistar os novatos. Mas até usuários mais experientes encontrarão grandes desafios no novo Gran Turismo, que exige conhecimento para tornar mais precisos os ajustes mecânicos.

Veja, abaixo, mais detalhes sobre games populares.

Need for Speed Underground 2

Jogo para PS2, Xbox, GameCube e GameBoy Advance.

O ponto alto de NFSU2 é a liberdade. Você não é obrigado a cumprir missões chatas para destravar novos carros: pode correr pela cidade atrás das aventuras que gosta. Há várias oportunidades para corridas mano a mano no excepcional cenário a céu aberto. Outras qualidades são o tamanho do mapa e o fato de que todas as ruas são transitáveis.

O jogo é produzido pela EA Canada.

Burnout 3: Takedown

Jogo para PS2 e Xbox.

Se você não gosta de games de corrida porque é ruim de volante e mete o carro na parede a cada 30 segundos, seu jogo é o Burnout. Aqui o central são as batidas e a direção perigosa. Você ganha pontos quando tira uma fina dos outros carros ou os joga para fora da pista. Cada acidente é um acontecimento grandioso --carros voam em câmera lenta, vidros se quebram e carrocerias são amassadas em grande estilo.

Mais informações sobre o game no site Criterion Games.

Juiced

Para consoles PS2 e Xbox.

Você pode construir verdadeiras gangues, no modo equipe, para participar de uma corrida com mais três companheiros, por exemplo, e aumentar suas chances. Seus camaradas podem ser usados para bloquear adversários ou tirá-los da pista enquanto você roda para a vitória final sem problemas. A produtora Juice Games afirma que, contando todos os detalhes que podem ser usados, há 7,2 trilhões de combinações para personalizar seu carro.

O jogo foi desenvolvido pela Juice Games.

Street Racing Syndicate

Game para PS2, Xbox e GameCube.

Quanto mais corridas você vencer, mais garotas vão se apaixonar por você --são 18 belas moças disponíveis para a conquista. Há vídeos com as modelos em shows quentes (mas nada muito erótico). De resto, são as mesmas corridas nas ruas, mas no modo on-line o bicho pega. Você pode apostar seu carro e perdê-lo de verdade. Ou seja, seu carrão é apagado da memória e não poderá ser resgatado nem para jogar sozinho.

Mais informações no site da Eutechnyx .

Midnight Club 3: Dub Edition

Compatível com PS2 e Xbox.

O novo Midnight Club vem com mais de 50 carros, que podem ser modificados em todos os detalhes. Esta edição foi feita com a "Dub", a revista de "tuning" mais popular dos EUA. A maioria das peças customizáveis existe e suas especificações foram passadas para a Rockstar pelos fabricantes. Depois de envenenar seu carro, você pode partir para as ruas de Detroit, Atlanta e San Diego para competir em dezenas de modos diferentes de corrida. Os mapas não são réplicas exatas das cidades.

O game foi desenvolvido pela Rockstar.

Test Drive: Eve of Destruction

Para PS2 e Xbox.

Um dos jogos de corrida mais antigos (a primeira versão saiu em 87) mostra que ainda tem bastante fôlego. Seu foco ainda são as corridas padronizadas, mas existe muito espaço para aventuras em outras áreas como off-road, corrida de rally e agora um vale-tudo destruidor. A nova versão apresenta também uma corrida de demolição, na qual você pode descarregar a violência e arrasar 14 outros carros. Existe algo melhor depois de um dia estressante?

Mais informações no site da Monster Games.

Enthusia Professional Racing

Somente para PS2.

O Enthusia chega com a missão complicada de desbancar o Gran Turismo 4. Por isso a Konami, produtora do jogo, investiu pesado na física da direção via um sistema visual de gravidade. O objetivo é tentar refletir as forças que trabalham sobre o motorista ao fazer curvas, principalmente as fechadas, que pressionam violentamente os carros e afetam o seu peso. Esses são os grandes trunfos do jogo: o controle dos carros e a adaptação às diferentes situações. Isso porque o videogame não traz uma grande quantidade de carros e acessórios.

A empresa que produz o game é a Konami.

GRAN TURISMO 4

Somente para PS2.

Será que os jogos de corrida conseguirão ficar melhor que isso? A Polyphony lançou o GT4 Prologue para dar um trailer das novidades. E as promessas do GT4 são grandes: mais de 500 carros, uma trilha sonora com cerca de cem músicas e mais de 50 pistas.

Mais informações no site da Polyphony Digital.


Marcelo Barbão é coordenador editorial de games e tecnologia da Conrad Editora (www.gameworld.com.br)


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home