Reino Unido monitora viagens para rotas consideradas "arriscadas"

da Folha Online

Um sistema utilizado pelo governo britânico permitirá o monitoramento de passageiros que viajam do Reino Unido para algumas cidades do mundo. O sistema, que será implementado até abril de 2005, vai identificar entrada e saída de passageiros que embarcam em aeroportos para locais considerados "arriscados".

As rotas foram escolhidas por órgãos de migração e também pela polícia. Entre elas estão Miami, Ottawa, Johannesburgo, Dubai e Bancoc. Por questões de segurança, o Home Office --Ministério do Interior da Inglaterra e País de Gales-- não dá detalhes sobre os destinos selecionados para monitoramento dos passageiros, diz o site Vnunet.com.

Outra iniciativa é o projeto "Semaphore", desenvolvido pelo governo do Reino Unido em parceria com a IBM.

O objetivo da ação com a empresa de software é reunir informações governamentais, de agentes de viagem e também de linhas aéreas para controlar a entrada e saída de passageiros vindos de todo o mundo, diminuindo o risco de ataques terroristas.

O sistema, implementado até 2008, cadastra a entrada de estrangeiros e, caso seja necessário, classifica-os como pessoas que apresentam algum tipo de risco.

Com a ferramenta, também será possível controlar a saída dos viajantes, o que ajuda a identificar aqueles que ficaram no local mais tempo do que o permitido.


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home