Usar muito o PC pode aumentar o risco de glaucoma
 

Passar horas diante de uma tela de computador pode aumentar o risco de glaucoma nas pessoas míopes, disseram hoje cientistas. O glaucoma, que é causado por um dano no nervo óptico, resulta em pontos de cegueira ou em uma diminuição visual que pode acabar em cegueira total.

O fumo e a pressão alta são fatores de risco potenciais, mas pesquisadores japoneses acreditam que o excesso do uso de computador também pode ter um papel na diminuição da visão das pessoas.

"Trabalhadores míopes com um histórico de uso prolongado de computador podem ter um risco aumentado de anomalias visuais, possivelmente relacionadas ao glaucoma", disse Masayuki Tatemichi, da Escola de Medicina da Universidade de Tóquio, em um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology.

Os pesquisadores estudaram cerca de 10 mil trabalhadores no Japão que foram escolhidos como parte de um check-up médico rotineiro. Os trabalhadores também preencheram um questionário sobre o tempo que passavam diante de um computador e sobre problemas visuais. A média de idade dos participantes era de 43 anos.

Cerca de 5% dos trabalhadores no estudo tinham problemas no campo visual. Um outro teste revelou que cerca de um terço deles apresentava suspeitas de glaucoma. Os cientistas disseram que parecia haver uma relação entre o glaucoma e o uso prolongado de computador nos míopes.

Eles acreditam que o nervo óptico nos míopes pode ser mais vulnerável ao estresse de computadores do que entre as pessoas com visão normal.
Reuters


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home