Sites promovem terapias não testadas contra câncer
 


Sites na Internet estão recomendando medicamentos complementares não testados para o tratamento de câncer e que podem interferir nos tratamentos convencionais, oferecendo riscos para os pacientes. O professor e médico Edzard Ernst, especialista da área, analisou 32 sites e encontrou muitos tratamentos não recomendados e sem base em provas científicas. "Se a coisa soa boa demais para ser verdade, provavelmente é esse o caso", disse o médico, professor catedrático de medicinas complementar na Peninsula Medical School, parte da Universities of Exeter & Plymouth, sul da Inglaterra.

Os sites analisados recomendam 118 curas para o câncer, 59 tratamentos para prevenir a doença e 88 métodos de tratamento paliativo. Alguns dos sites oferecem informações que desencorajam os pacientes de usar tratamentos convencionais contra o câncer. "Não há provas convincentes de que qualquer tratamento complementar seja capaz de prevenir o câncer", afirmou ele, citando como exemplo o uso da cartilagem de tubarão. O médico reconhece, no entanto, que alguns sites oferecem informações boas sobre tratamentos complementares para o câncer e outras doenças. Ele acredita que essas fontes de informação deveriam ser destacadas, para que os pacientes saibam onde estão recebendo as melhores informações. "Uma maneira de avançar seria marcar esses sites para os pacientes", argumentou.

Um selo de aprovação das sociedades nacionais de combate ao câncer para uso em sites removeria quaisquer dúvidas dos pacientes, acrescentou Ernst. Os benefícios de algumas terapias, como a acupuntura para náuseas e dores nas costas, mosto de São João para depressões amenas e alho para redução de colesterol, foram comprovados, mas apenas uma pequena proporção das terapias complementares foi testada de maneira rigorosa.
 
Reuters

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home