Hackers usam Google para identificar sites vulneráveis

da Folha Online

O Google --o mais popular dos sites de buscas na web-- é também uma boa ferramenta para os hackers, afirmou um especialista de segurança na quinta-feira.

O mecanismo de buscas costuma guardar cópias de sites, e essas cópias são exploradas pelos invasores, que detectam novas falhas de segurança, disse Johnny Long, especialista em segurança da Computer Security.

A técnica não é exatamente nova, mas demonstra que os recursos do Google podem ser usadas para identificar sites vulneráveis na rede. "É um cachorro velho como novos truques", afirmou Long, ao site de notícias "CNET News.com" (news.com.com). "Esse é o primeiro passo para encontrar vulnerabilidades."

"Eu uso apenas o Google para encontrar servidores vulneráveis", disse Tim Mullin, especialista de segurança da Anchor IS, que desenvolve programas de contabilidade. Outros sites não contam com as opções avançadas nem mantêm cópias antigas das páginas, reforça o especialista.

Vetor

O uso do Google mostra que os hackers não contam apenas com códigos maliciosos para invadir servidores e outros computadores conectados à rede mundial de computadores.

No começo desta semana, uma versão do vírus MyDoom --que usa o Google e outros mecanismos de busca para procurar endereços de e-mail-- congestionou parte da internet.

Os resultados gerados pelas buscas do Google, segundo Long, são uma ameaça potencial. "Ele não está revolucionando nada que as pessoas estão fazendo agora", disse, "mas ele acrescenta outro vetor de ataque" aos hackers.

O Google não pôde se manifestar sobre o problema, pois precisa respeitar um período de silêncio imposto pela SEC (órgão norte-americano equivalente à CVM, Comissão de Valores Mobiliários) antes de abrir seu capital na Nasdaq, Bolsa eletrônica.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home