Hackers podem usar servidores DNS para lançar ataques

da Folha Online

A mesma tecnologia que permite que os internautas localizem e se conectem a outros computadores da web pode ser usado para criar canais secretos de comunicações, contornar bloqueios de segurança e distribuir conteúdo, disse uma empresa de segurança.

Para fazer isso, os hackers essencialmente usam dados transferidos pelos servidores DNS (serviço de nomes de domínio) para esconder informações adicionais que trafegam pelas redes de computadores.

A tecnologia DNS é a responsável por traduzir endereços como www.folha.com.br --que são mais fáceis de lembrar-- em endereços numéricos usados pelos computadores.

Além disso, os programas que controla o tráfego da web costumam ignorar os dados enviados por servidores DNS, pois consideram que esses dados não oferem risco às redes, disse Dan Kaminky, pesquisador de segurança de telecomunicações da Avaya.

"É impossível se comunicar pela internet sem servidores DNS", disse ele. Ainda assim, "ninguém se preocupa em monitorar o tráfego de dados dos servidores DNS", disse Kaminky ao site "CNET News.com" (news.com.com).

Na maioria dos casos, os hackers podem explorar a falha para roubar dados de empresas, se comunicar com servidores vulneráveis dentro da empresa ou ganhar acesso livre a conexões sem-fio com a internet.

O conceito de criar canais secretos de comunicação não é exatamente novo --ele foi descrito pela primeira vez há 15 anos--, mas o pesquisador da Avaya criou ferramentas que facilitam o envio de dados por esses canais.

Usando um programa que serve como um centro de distribuição desses canais de comunicação e um outro aplicativo que esconde informações dentro dos canais, Kaminsky enviou mensagens istantâneas e até mesmo transmitiu uma rádio pela web.

Essas informações não são normalmente detectadas pelas áreas de segurança de redes das empresas, pois ela é identificada pelos computadores como uma comunicação normal entre dois servidores DNS.

Segundo ele, os administradores de redes devem prestar mais atenção aos servidores DNS. "Sabemos que é possível [usar esse canal de comunicação] durante vários anos", disse. "É hora de começar a prestar mais atenção."

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home