Tecnologia sem fio transporta sinal de TV a cabo
 


Uma nova tecnologia com banda suficiente para transportar sinais de TV a cabo para qualquer televisor dentro de uma casa sem necessidade de fios pode estar no mercado já no próximo ano, afirmou hoje um grupo da indústria.

A Aliança OFDM, liderada pela Texas Instruments, principal fabricante mundial de microchips para telefones celulares, afirmou que vai publicar os padrões para a tecnologia em maio. O grupo espera ter produtos baseados no sistema, conhecido como Ultra Wideband, em 2005.

O Ultra Wideband opera a uma energia mais baixa do que o padrão para redes sem fio conhecido como WiFi, mas é capaz de transportar quantidades muito maiores de dados, incluindo transmissão de vídeo.

A tecnologia permite que um receptor de TV a cabo ou satélite seja capaz de transmitir vídeo para qualquer televisor equipado com chips Ultra Wideband próximos, por exemplo.

Outra aplicação seria uma câmera digital transmitir imagens para um computador equipado com a tecnologia sem fio. Em ambientes corporativos, o Ultra Wideband pode substituir cabos em centrais de dados.

Tecnologias atuais como WiFi e Bluetooth também servem para aplicações similares, mas não podem transportar grandes arquivos como vídeo digital. A Aliança OFDM possui mais de 50 membros no mundo, incluindo Samsung Electronics, Matsushita Electric Industrial e Nokia.

O grupo afirmou que pretende distribuir chips de demonstração no quarto trimestre deste ano e módulos integrados no início de 2005. A organização espera que produtos comerciais com a tecnologia Ultra Wideband estejam no mercado no segundo trimestre de 2005.
 Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home