Embratel implanta Fatura On line

A partir deste mês, os clientes corporativos da Embratel vão receber via web as faturas das contas telefônicas até então encaminhadas somente em papel e pelos Correios. Isto significa que, a partir de janeiro de 2004, as faturas de todos os serviços prestados pela Empresa poderão ser retiradas pela Internet. Além disso, por uma questão de melhor visualização, cada cliente poderá acessar suas faturas agrupadas pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e selecioná-las por Serviço ou ainda pelo Acesso Rápido.

O Fatura On-line permitirá que os pagamentos sejam feitos pela Internet, nos bancos conveniados. Haverá um link direto no portal da Embratel para o portal do banco. O Cliente também poderá fazer o agendamento do débito automático dos serviços de telefonia de longa distância via web.

Importante vantagem dessa nova ferramenta é que, além de ser mais fácil de manusear - via web -, as faturas chegarão mais rapidamente aos clientes, pois estarão disponíveis tão logo seja encerrado o processamento, enquanto o papel demanda o tempo necessário à impressão, ao envelopamento e envio pelo correio. Este processo é feito, em média, em quatro ou cinco dias, apesar de toda a sofisticada tecnologia utilizada nesse trabalho, numa parceria entre a Embratel e a IBM.

A agilidade do Fatura On-line é, assim, sua grande vantagem. A antecipação das faturas dará mais tempo ao planejamento do fluxo de caixa e também fará com que o executivo de finanças possa comandar todo o processo de sua mesa de trabalho, checando as despesas pelos diversos centros de custos da companhia. Ele poderá verificar tudo de forma muito rápida, por meio de sua rede interna.

Hoje, a impressão das faturas é feita em papel e tinta de segurança, de difícil falsificação. Segurança, aliás, está garantida também no portal: a Embratel trouxe para o Fatura On-line sistemas de criptografia, que garantem a certificação como o site seguro na web. As faturas, então, estarão protegidas pela segurança da própria Embratel e dessa ferramenta que estará sendo disponibilizada para o serviço Fatura On-line.

Hoje, quando o cliente tem várias faturas, que exigem muito detalhamento, recebe todos os seus documentos num só envelope, que pode incluir até um CD se o detalhamento o exigir. O CD é produzido em equipamento automatizado da IBM, que coloca o código de barras e faz o envelopamento. Alguns clientes continuarão a receber o CD, independentemente do Fatura On-line, para evitar congestionamento na web. Isto não se aplica, porém, aos que têm links de 256 kbps ou 516 kbps diretamente com a Embratel, porque estes não têm problema com provedor.

A Embratel oferecerá, durante algum tempo, os dois serviços, em papel e on-line, para dar tempo à formação da cultura virtual para o faturamento. A companhia desenvolverá uma campanha de conscientização de clientes para as vantagens do Fatura On-line, mas sabe que alguns segmentos necessitam receber as faturas em papel. É o caso específico dos clientes de Governo, que precisam de documentos impressos para atender à controladoria e a outros procedimentos legais. Depois de algum tempo, o cliente poderá optar pela forma de receber as faturas.

Em 2003, a Embratel investiu fortemente no aprimoramento da entrega de serviços. O primeiro projeto foi transferir a impressão para a IBM, com seu parque de máquinas altamente sofisticado. Agora está sendo mudada a descrição do serviço, com ampliação da área para tornar mais clara essa definição, evitando-se as abreviaturas, e foi implantado o Fatura On-line. Ainda em 2004, a Empresa pretende oferecer aos clientes de grande porte as faturas customizadas de acordo com o centro de custos, com tudo que eles precisam para facilitar sua vida administrativa.
 B2B Magazine

 

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