Milhões de fotos da II Guerra estão na Web
 


Mais de cinco milhões de fotografias aéreas detalhadas da Segunda Guerra Mundial foram publicadas na Internet hoje, oferecendo ao público as primeiras visões de alguns dos momentos mais dramáticos e terríveis do conflito. O endereço é www.evidenceincamera.co.uk. Pode haver algum problema no acesso devido ao grande número de internautas que estão consultando o site.

Da fumaça formada pelo incinerador no campo de concentração de Auschwitz, onde milhões de judeus foram mortos pelos nazistas, até às aterrissagens norte-americanas na praia de Omaha no Dia D, em 6 de junho de 1944, as fotos contam histórias dramáticas.

"Essas imagens nos permitem ver a guerra real em primeira mão", afirmou o chefe do projeto, Allan Williams. "É como uma repetição da ação ao vivo". "Elas se tornaram públicas anos atrás, mas demora dias para encontrar uma imagem individual. Agora que eles foram digitalizadas e colocadas na Internet, levam segundos", disse ele à Reuters.

Os estrategistas militares no tempo da guerra dependiam fortemente das fotografias aéreas para escolherem seus alvos. As informações eram filtradas por especialistas em fotografia que passavam horas observando as imagens em busca de evidências e dicas de ataque após cada vôo de reconhecimento.

"As fotos eram vitais para a realização da guerra. Por exemplo, por anos antes que a escolha final de praias fosse feita para as aterrissagens no Dia D, os especialistas em fotografia observaram a costa inteira do norte da França", afirmou Williams.

Os pilotos que tiraram as fotos altamente detalhadas eram dos mais corajosos dos céus, voando desarmados, sem proteção e sozinhos, muitas vezes em nível muito baixo para cumprirem suas missões. Centenas nunca retornaram de suas missões arriscadas.

Nas fotos de Auschwitz, os prisioneiros podem ser vistos em filas para o toque de recolher, e nas fotos do Dia D corpos podem ser vistos boiando no mar.

Além dessas imagens, parte de mais de 40 milhões feitas durante anos e guardadas nos Arquivos Nacionais da Inglaterra, também existem fotos do couraçado de batalha alemão Bismarck escondendo-se em um golfo norueguês.

Mas as imagens não são apenas de interesse histórico. Elas ainda são usadas na descoberta frequente de bombas que não explodiram deixadas como lembranças mortais da guerra.

"Nós somos contatados várias vezes quando uma bomba que não explodiu é descoberta. Nós vemos se temos fotografias de reconhecimento da área e enviamos para as autoridades para que elas vejam se talvez existam mais (na área)", disse Williams.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home