Inglaterra experimenta banda larga via dirigível

Rafael Rigues

O projeto Capanina, patrocinado pela União Européia, visa levar o acesso à Internet à áreas distantes, onde meios convencionais de conexão ainda não chegam. A idéia é baseada no conceito de plataformas de grande altitude (HAP), dirigíveis movidos a energia solar que flutuam a 20 quilômetros de altura.

Estes dirigíveis receberão o sinal de uma estação de terra e o retransmitirão às localidades beneficiadas. Ou seja, funcionam como uma espécie de satélite de telecomunicações de baixo custo. A Inglaterra será a primeira a testar o novo sistema, em experimentos que serão conduzidos no próximo ano pela Universidade de York e seu braço comercial, York Electronics. Outros 14 países, entre eles Itália e Japão, também participam do projeto, produzindo os equipamentos necessários e desenvolvendo meios de comunicação interplataformas.

O link de dados pode atingir velocidades de até 120 Megabits, 400 vezes mais rápido que um link ADSL doméstico. Cada plataforma pode atender usuários em um raio de até 60 quilômetros. Sem a necessidade de escavações para a instalação de cabos ou construção de torres, e com combustível (energia solar) gratuito, o custo de implantação de uma HAP promete ser menor do que o necessário para atender a mesma área por meios tradicionais.
 Magnet


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home