Afinal, para que um site?


Você já deve ter ouvido por ai coisas como "faça um site para sua empresa" ou ainda a pergunta com expressão de surpresa "O que! Sua empresa ainda não tem um site?". Mas afinal, para que serve um site?
            Um site pode ser entendido como uma "extensão" da empresa, uma divisão virtual, na verdade uma poderosa divisão aberta 24h por dia todos os dias da semana. Se o cliente resolve tirar alguma dúvida em relação à sua empresa, serviços ou mesmo fazer uma crítica em pleno domingo, ele poderá fazê-la sem necessitar que haja uma pessoa do outro lado para ouvi-lo. Na manhã seguinte você chega no trabalho, liga o computador, lê seus e-mails e pronto, lá está o contato do cliente esperando para ser encaminhado ao departamento responsável pelo assunto em pauta.
            São inúmeras as razões que justificam a existência de um site. Mas para que ele cumpra o papel idealizado é necessário muito planejamento e não uma simples transcrição de uma propaganda impressa, por exemplo. Não adianta desenvolver um site baseado simplesmente em um folder da empresa. Um site profissional exige trabalho de profissionais, que pensem como a informação será distribuída, qual deve ser o tipo do conteúdo, como o design deverá ser construído para atender às necessidades, que tecnologias deverão ser usadas, etc. Por isso, avalie bem antes de investir em um projeto Web só porque lhe passaram um orçamento "baratinho". Coloque-se no lugar das pessoas que irão usar o site que estão lhe propondo e faça algumas perguntas a você mesmo: Eu visitaria novamente este site? Ele tem um conteúdo que prende minha atenção? Este site passa realmente a missão da empresa?
            Inicialmente um design bonito atrai a atenção dos usuários, mas o fator que faz com que ele se torne um visitante freqüente (que é o que todos querem) é, sem dúvida, um conteúdo de qualidade que contenha informações interessantes, dirigidas aos usuários e fáceis de serem encontradas. O conteúdo é o "coração" do site e se ele não for bem resolvido o site pode se tornar mais um "bonitinho, mas ordinário". A Internet é uma mídia "viva" e para que um site se destaque dos outros é imprescindível que seu conteúdo seja atualizado periodicamente e isso não é feito sozinho, portanto será necessário que existam pessoas para administrá-lo e fazer as atualizações necessárias.
            Um site bem elaborado é um excelente meio para alavancar novos negócios. Através dele acabam as distâncias geográficas e qualquer empresa ou mesmo profissional autônomo pode apresentar seus produtos e serviços em lugares que nunca imaginou sem sair de seu local de trabalho. No relacionamento com os clientes o site pode se tornar um diferencial da empresa no pré, durante e pós-venda. Se o cliente desejar saber como está o andamento do trabalho, ele coloca sua senha e acessa uma área restrita onde poderá ver em que etapa está o projeto, um histórico do mesmo e ainda fotografias do processo de produção. Some a esta área também, a possibilidade de poder deixar disponível ao cliente qualquer tipo de documento, como manuais técnicos, por exemplo. Caso haja alguma mudança no manual, basta você atualizá-lo no site e pronto. Nada de gastar dinheiro imprimindo tudo de novo.
            Com o site fica muito mais fácil manter os clientes sempre bem informados. Se a pessoa quiser, podemos enviar uma newsletter (um e-mail customizado seguindo o padrão visual do site) com todas as novidades da empresa e talvez, quem sabe, um novo serviço que se encaixa perfeitamente no que ele precisa.
            A economia que a Internet proporciona às empresas é grande e não se limita apenas ao lado financeiro. A web também extrapola essa fronteira diminuindo incrivelmente o tempo de disseminação de informações entre empresa-cliente, e o melhor é que essa integração não depende de local é nem hora. Independente de onde você esteja a comunicação estará lá a espera de visitantes para consumi-la.
            Os clientes estão agora muito próximos das corporações, na verdade estão dentro delas contribuindo para a melhoria dos produtos. E quem ganha com isso? As duas partes. Se a empresa souber aproveitar a maciça quantidade de opiniões, sugestões e críticas que chegam dos seus consumidores, ela conseguirá adequar seu produto às reais necessidades que as pessoas têm. É uma pesquisa de mercado em tempo real. Os consumidores, por sua vez, poderão contar com produtos melhores. O resultado é: sorrisos para ambos os lados.
            E você ainda pergunta para que um site!

Luis Fernando Carvalho e Silva é jornalista com pós-graduação em Marketing e sempre trabalhou com comunicação e design, mais precisamente na área de criação e redação publicitária. Trabalha com elaboração de conteúdo e arquitetura da informação destinados a web, onde aprendeu a importância de um texto bem produzido e navegabilidade simples para a completa funcionalidade de um site.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home