Salve o site do cliente. Chame um bom redator.

Muitos sites de empresa poderiam obter melhores resultados se produzissem conteúdo relevante sobre suas atividades. Cabe à produtora fazer o cliente entender que o público deseja informação.

Luis Fernando Carvalho e Silva

Finalmente o site da empresa está pronto! Mas por que o tempo passa e as pessoas não estão navegando muito ou não retornam? Vários motivos podem explicar e talvez um deles signifique uma deficiência em transmitir informações de maneira adequada.

Não adianta, um site não é meramente uma propaganda da empresa. Seu principal papel é informar e quem ainda não enxergou isso tende a ficar esquecido pelos usuários que deseja alcançar. Dentre muitos fatores (leia-se navegação difícil e design inadequado), um conteúdo pobre e mal trabalhado pode ser considerado um dos piores vilões para afastar os visitantes de um site.

A solução para isso, ou pelo menos um caminho a seguir, é produzir um conteúdo de qualidade adequado ao público que se deseja atingir. Valorize as informações que você quer passar aos usuários, pois elas serão o principal fator que diferenciará seu site dos demais. Tome cuidado com algumas armadilhas que normalmente acontecem, como produzir textos que interessam apenas à empresa sem lembrar que as expectativas do cliente podem não ser as mesmas dos usuários. Coloque-se na ótica do usuário para procurar perceber que tipos de informação estão sendo esperados.

É comum esbarrar com clientes que não valorizam a produção de conteúdo para seu projeto web. Muitas vezes o cliente considera conceitos como arquitetura da informação e conteúdo jargões do mercado sem nenhuma importância, cujo único objetivo é “engordar” o orçamento do profissional em questão.

Cabe ao profissional que possui um pouco mais de conhecimento na área desmistificar essa idéia e conquistar ainda mais a confiança do cliente.

Dê ao usuário o que ele quer

No grande “mar” da internet, conteúdo é o diferencial, pois as pessoas estão atrás de informações e não de design ou tecnologias avançadas. Não que não sejam importantes, mas design e tecnologia têm o papel de oferecer o acesso às informações de maneira rápida e fácil. Se você proporciona conteúdo bom e rapidez no acesso, há uma grande chance de atrair visitantes freqüentes.

No entanto, a produção de um bom conteúdo não é um trabalho fácil e necessita de uma forte parceria entre produtora web e cliente, de maneira que o redator não tenha dificuldades em obter os materiais necessários para a produção dos textos. Quanto maior for essa interação, mais completo será o conteúdo e mais rápido será o trabalho.

Um bom conteúdo normalmente está acompanhado de redação clara e objetiva que possibilita, de preferência, uma leitura rápida no primeiro nível do assunto. Caso o usuário queira saber mais, leve-o para um texto mais completo. Busque a empatia do usuário através de textos agradáveis e educados, mas que não sejam totalmente formais, pois isso demonstra frieza e distanciamento, o que não é nada bom quando se deseja conquistar pessoas.

A redação para web tem diversas peculiaridades. Uma delas é a possibilidade de utilizar a escrita de forma não linear. Podemos (e devemos) usar o hipertexto e adequar textos grandes em diversos blocos de informação, de maneira que o usuário precise sempre apenas do bloco que está lendo para saber qual é o assunto principal que está sendo abordado. Cada parágrafo com sua idéia, mas sempre ligado ao contexto principal.

Textos curtos não é uma abordagem utilizada pelo Webinsider, você pode estar pensando, mas aqui o caso é o de um site de artigos. Um site de empresa nem sempre recebe visitantes tão interessados em aprofundar conhecimento ou refletir sobre uma idéia.

Utilize as possibilidades do hipertexto para não deixar os textos muito longos, lembrando que a leitura na internet é mais lenta e mais cansativa do que no papel impresso. Se o texto em um primeiro nível for cansativo, a probabilidade do usuário não lê-lo é muito grande e, assim, a informação não será assimilada e o visitante pode não retornar ao site. Mas não abuse de referências cruzadas e navegação no meio do texto – opte por organizar as opções de navegação em áreas próprias para a função.

Repare também que se rapidez e leveza na leitura são pontos importantes para um bom conteúdo, o redator não deve simplesmente cortar parágrafos aleatoriamente. Bom senso é outro critério para uma edição consciente, que visa manter sempre a qualidade da informação. [Webinsider]

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home