Celulares confundem vôo de pombos-correio

 
Rafael Rigues

Além da concorrência do rádio, telefone e, mais recentemente, e-mail, os pombos-correio agora enfrentam outro problema com a tecnologia. Torres de telefonia celular podem estar interferindo no mecanismo natural que as aves usam para retornar ao seu ponto de partida.

Segundo a Royal Pigeon Racing Association, entidade inglesa que organiza corridas com as aves, o número de retornos de pombos-correio vem caindo nos últimos dois anos, em contraste com o aumento no número de torres de telefonia celular instaladas. Acredita-se que os pombos usam pontos de referência na paisagem, além do campo magnético do planeta, para encontrar o caminho de volta. O sinal emitido pela torres atrapalharia a capacidade do pombo de sentir o campo magnético, impedindo o seu retorno.

Infelizmente, o único meio de determinar com certeza se isto está acontecendo é amarrar unidades GPS às aves, como já é feito com falcões-peregrinos e albatrozes. O problema é que estas unidades ainda são grandes demais para serem carregadas pelos pombos, impossibilitando seu uso.

Pesquisas feitas por cientistas alemães em 1999 reforçam a hipótese de que a radiação eletromagnética tem um impacto negativo "ainda não totalmente definido" nos pombos. As cobaias ficavam estressadas, doentes, e evitavam chegar perto da fonte do sinal. Criadores que vivem perto de torres de telefonia observaram o mesmo efeito em seus pombos, com um alto índice de perda de aves.
 Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home