Programa possibilita conversar via internet

ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo

Quem faz ligações interurbanas e internacionais com frequência pode baratear a conta telefônica com programas que permitem falar pelo PC por meio da internet, gastando apenas pulsos locais (ou a banda larga).

Uma alternativa é o Skype, desenvolvido por alguns dos criadores do trocador de arquivos KaZaA. Ele é interessante por ser gratuito, uma vez que a maioria dos programas do gênero é pago. O usuário do Skype só pode ligar para quem tenha o programa no seu computador. O software tem 3,1 Mbytes e pode ser encontrado em www.skype.com. Antes de usá-lo, verifique o volume da sua placa de som e do microfone, que precisa ser alto para que o outro usuário possa ouvi-lo.

Durante os testes, com conexão de alta velocidade, o Skype teve resultados razoáveis. Na primeira tentativa de conexão com um usuário da Inglaterra, a qualidade da ligação era semelhante à de uma chamada feita para um bairro brasileiro. Na segunda tentativa, com um internauta de Salvador, a conexão teve problemas: mal se ouvia a voz da pessoa.

Em testes realizados com conexão discada, o desempenho foi o mesmo. Os dois usuários que receberam as ligações tinham banda larga e o sistema Windows XP.

A Skype afirma que a qualidade das ligações não depende da localização geográfica dos usuários. "A ligação depende da internet. Se ela estiver muito congestionada, o som será ruim", diz Niklas Zennstrom, presidente da empresa.

Sem fio

Quem necessita de um telefone que funcione com a tecnologia já tem uma opção até mesmo sem fio. A Mude, de São Paulo, vende o Wireless IP Phone 7920, da Cisco, que custa US$ 2.000 em www.mude.com.br.  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home