China terá 78 milhões de internautas até o final deste ano

da Folha Online

A China terá até o final deste ano 78 milhões de internautas, número que cresce 6% ao mês desde que o país teve acesso à rede em 1994, de acordo com pesquisa da Sociedade de Internet da China.

"Os sites chegarão a 500 mil e haverá 30 milhões de computadores conectados à rede", disse a diretora da entidade, Hu Qiheng, em uma conferência realizada neste fim de semana em Pequim.

O número de internautas chineses representa apenas 5,2% da população do país, de 1,3 bilhão de pessoas, cifra muito inferior à média dos Estados Unidos, onde 63,2% utilizam a internet, afirmou Hu.

Com relação ao uso empresarial da internet, apenas 11,1% das pequenas e médias empresas da China fazem negócios pela rede. Nos EUA, são 70%.

O vice-ministro da Informação Industrial, Xi Guohua, anunciou, por outro lado, o aumento da gestão da rede e da publicação de novas leis referentes à segurança para lutar contra os crimes on line e a divulgação de informação "perniciosa".

Grupos de direitos humanos e jornalistas denunciaram reiteradamente o governo chinês por exercer uma estrita censura do meio, com a desculpa de lutar contra os crimes cibernéticos ou proteger os jovens de conteúdos perigosos.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, as autoridades chinesas bloqueiam 19 mil sites com informação "sensível", relacionada aos direitos humanos e assuntos "internos", como a ilha rebelde de Taiwan, ou o Tibete.

Na China, 38 ciberdissidentes permanecem presos, segundo a Organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), que qualificou o território chinês de "a maior prisão do mundo para os internautas".

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home