Para estudo, vida é possível em Marte

Seres humanos poderiam sobreviver às condições da superfície do planeta Marte. A conclusão foi revelada nesta terça-feira por cientistas ligados à Nasa, agência espacial norte-americana, a partir de dados coletados por um módulo espacial de pesquisa.

Os pesquisadores explicaram que o maior problema para estabelecer uma base humana no "planeta vermelho" seria a radiação à qual seus moradores estariam submetidos. No entanto, tal radiação equivale a, no máximo, o dobro daquela a que os astronautas já se submetem em missões na Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra.

Segundo os cientistas, é necessário realizar mais pesquisas para ver quais seriam, na prática, os efeitos biológicos da exposição à radiação de Marte. Entre elas, destacam-se o aumento do risco de câncer, de catarata e danos ao sistema nervoso. Apesar disso, eles disseram que seria possível gerenciar tais efeitos, de forma a tornar mais seguras as missões humanas ao planeta.

Júpiter - Outro grupo de cientistas revelou detalhes de um plano para enviar uma sonda às luas do planeta Júpiter. A missão da sonda Galileu, encerrada neste ano, revelou que três das luas gigantes de Júpiter - Calisto, Ganimedes e Europa - poderiam ter oceanos de água sob suas superfícies congeladas.

A sonda proposta, que recebeu o nome de Icy Moons Orbiter, iria explorar a possibilidade de que exista vida nesses oceanos. Uma dos pré-requisitos da sonda é que ela seja capaz de "pular" de uma lua para outra. De acordo com a Nasa, isso vai exigir mais energia do que a usada por outras sondas, e a única forma de suprir essa demanda seria o uso de um reator nuclear.

No entanto, com as imagens do acidente com o ônibus espacial Columbia ainda frescas na memória dos americanos, a idéia de catapultar um reator nuclear no espaço deve encontrar a oposição de muita gente. Além disso, a Icy Moons Orbiter seria a maior sonda interplanetária já lançada, e teria um custo bastante elevado, além de demorar anos para ser construída.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home