Interação on-line chega à vida real

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha de S.Paulo

A internet está repleta de movimentos e esportes que fazem com que as pessoas --ainda que não se encontrem-- tenham algum contato entre si no mundo real. É o caso, por exemplo, do bookcrossing, um movimento que incentiva os internautas a abandonar livros em locais públicos para que outras pessoas os encontrem.

A proposta é que, depois de terem sido lidas, as obras voltem a ser "esquecidas" para que outros leitores dêem continuidade ao jogo. O www.bookcrossing.com mantém um banco de dados com os passos dos livros abandonados e comentários de seus leitores.

Outra brincadeira do gênero é a phototag. No www.phototag.com, anônimos publicam imagens feitas com máquinas fotográficas deixadas pelas ruas. O site inspirou a criação do bookcrossing.

Já o "geocaching" é uma espécie de caça ao tesouro mais moderna. O tesouro (um pote ou caixinha contendo algum objeto) é chamado cache. E as pistas deram lugar ao uso do GPS (Global Positioning System). Quando o jogador chega a algum cache, assina o livro que está junto ao tesouro, pega o prêmio e o substitui por outro. E registra o feito em www.geocaching.com

.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home