Cartórios brasileiros começam a atender pela internet


Certidões de qualquer natureza de cartório agora podem ser solicitadas pela internet, em www.cartorio24horas.com.br. O site é fruto de uma parceria entre a Anoreg-BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), a ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Bradesco.

O objetivo do serviço on-line é permitir que cidadãos e empresas solicitem certidões via internet de cartórios em qualquer cidade brasileira, independentemente deste estar ou não informatizado. Inicialmente, de acordo com a Anoreg-BR, estão cadastrados os cartórios do Estado de São Paulo.

A solicitação é feita pelo site, o pagamento é efetuado por meio eletrônico (home banking ou boleto bancário) e a entrega da certidão é realizada por Sedex (da ECT).

Embora os cartórios de São Paulo sejam os primeiros a oferecer a facilidade, Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR diz, sem citar datas, que em breve o serviço estará disponível em todo o Brasil. Segundo Bacellar, os presidentes das Anoregs regionais já aderiram ao serviço.

A previsão da entidade, que congrega mais de 20 mil cartórios em todo o país, é atender, no primeiro ano de atuação do www.cartorio24horas.com.br, a aproximadamente 3 milhões de solicitações. O número deve chegar a 14 milhões a partir de 2006, o que representa cerca de 20% das certidões emitidas anualmente no país, diz Bacellar.

Acesso público

Para os que não contam com conexão à internet em casa ou no serviço, por exemplo, a Anoreg-BR revela que o cidadão poderá fazer as solicitações on-line a partir dos terminais de acesso instalados nas agências dos Correios. O serviço, conhecido como Correios.net, envolve um quiosque com computador, impressora e scanner, e deve estar disponível gradativamente em todas as agências da ECT.

A previsão é ter 4.200 terminais instalados em cidades com mais de 10 mil habitantes até o final de 2004.

Mais informações sobre o novo serviço virtual podem ser obtidas pelo telefone 0800-707-1772, além do próprio www.cartorio24horas.com.br.
 

da Folha Online



 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home